Por Meon Em RMVale

Prefeitura já derrubou 89 árvores para construção de ciclovia na Avenida dos Astronautas em São José

O projeto prevê a supressão de 136 árvores

Na manhã desta quinta-feira (22), a prefeitura retomou o corte das árvores para a construção da ciclovia na Avenida dos Astronautas, região sudeste de São José dos Campos. A supressão das árvores teria sido paralisada com a presença de ativistas no local. A administração municipal confirmou por nota que já realizou o corte de 89 das 136 árvores previstas no projeto.

A Prefeitura de São José havia suspendido o corte das árvores após pedido do Comam (Conselho Municipal do Meio Ambiente) no dia 15 de agosto. Ricardo Law, 63 anos, professor na área de gestão e sustentabilidade e membro do Comam, afirma que a Prefeitura não apresentou todos os documentos do projeto que haviam sido solicitados. O corte das árvores foi retomado nesta manhã sem consulta ou aviso ao conselho.

“Fizemos uma recomendação para parar o corte até apresentar os estudos para avaliarmos e dar a nossa opinião, mas o que eles mandaram está incompleto. [...] Eles não deveriam ter feito isso até consultar o Comam. Estamos nos sentindo menosprezados pela prefeitura”, disse Ricardo.

O conselheiro questiona a postura da prefeitura pois outras opções não teriam sido avaliadas. Ricardo afirma que solicitou o estudo de arquitetos e urbanistas para avaliarem quais seriam as opções para fazer a ciclovia sem ter a necessidade de cortar as arvores.

“Pedi avaliação de arquitetos e urbanistas. [...]Porque a prefeitura não transplantou algumas espécies ao invés de passar a motosserra? Tem pessoal e equipamento pra isso. Porque não contornar algumas árvores? Eu fui no local, consultei e verifiquei que isso poderia ter sido feito com algumas árvores”, aponta Ricardo.

    

Confira a nota da prefeitura na íntegra:

De acordo com a SMC (Secretaria de Manutenção da Cidade) foram suprimidas 89 árvores das 136 previstas no projeto da ciclovia. A supressão possui os laudos técnicos de autorização e foi prevista para gerar o menor impacto possível, visando manter o maior número de árvores. Em alguns pontos da Av. dos Astronautas, por exemplo, foram realizadas bifurcações para que se mantivessem as árvores no trecho, possibilitando o melhor aproveitamento da ciclovia e árvores atuando de forma harmônica.

Além disso, na avenida, atualmente, existem árvores em que a raiz interfere no passeio e a acessibilidade de PCD’s e pessoas com mobilidade reduzida, conduzindo os mais vulneráveis a uma situação de risco em uma avenida de grande movimento.

Em contrapartida às 136 supressões serão replantadas 2645 árvores, com 3 metros de altura cada, no Jardim da Granja e nas áreas prioritárias de plantios, de acordo com o Plano Municipal de Arborização Urbana.

Vale ressaltar que na última sexta-feira já foram plantadas 136 árvores de 3 metros de altura na avenida onde a obra está sendo executada, como parte compensação ambiental, e o restante será realizada a partir do início das chuvas, ideal para a atividade.       

           

Leia mais sobre a obra da ciclovia DCTA-Embraer:

Prefeitura São José refaz estudos sobre corte de árvores para obra de ciclovia na Avenida dos Astronautas

Após pressão, Prefeitura de São José suspende corte de árvores na Astronauta

Prefeitura de São José corta dezenas de árvores para construção de ciclovia 

Prefeitura de São José inicia obra da ciclovia DCTA-Astronautas

Ciclovia DCTA-Embraer deve ficar pronta até março do próximo ano

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.