Casos de sarampo crescem na RMVale
Reprodução/Agência Brasil
A Prefeitura de São José dos Campos confirmou 10 novos casos de sarampo, nesta segunda-feira (26). Os pacientes têm idade que variam de 1 a 31 anos e são moradores de bairros das regiões sul, norte, leste e centro. Desde junho, a cidade já registrou 18 pessoas diagnosticadas com a doença. Ainda existem mais 90 casos sendo investigados na cidade
Na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), foram 35 casos de sarampo confirmados este ano (veja abaixo).
De acordo com a Secretaria de Saúde de São José, o quadro de saúde dos dez pacientes evoluiu sem gravidade. As dez vítimas da doença são uma mulher de 31 anos, moradora da Vila Adyanna, na região central; uma menina de 12 anos, do Jardim Boa Vista, e um menino de 1 ano, do Altos de Santana, ambos na zona norte da cidade; uma menina de 2 anos, do Jardim Nova Flórida, e um menino de 1 ano, do Jardim Santa Inês 2, na leste da cidade; um homem de 25 anos, do Parque Industrial, uma menina de 11 meses, do Jardim América, um menino de 2 anos, do Residencial União; um menino de 5 anos, do Bosque dos Ipês; e um homem de 29 anos, do Jardim Satélite, todos na zona sul.
A administração informou que uma ação de bloqueio vacinal foi realizada nos bairros em que os pacientes moram e também pessoas que convivem ou tiveram contato com os doentes foram vacinados. A Secretaria da Saúde investiga outros 90 casos suspeitos.
Os outros 8 casos anteriores são de 1 menino de 11 meses do Jardim Santa Inês II; 1 menino de 1 ano e 11 meses do bairro Palmeiras de São José; 1 menina de 4 anos do Jardim Vale do Sol; 1 menino de 8 anos de Eugênio de Melo e 1 menina de 8 meses do Galo Branco; um menino de 5 anos do Bosque dos Ypês; um homem de 26 anos do Conjunto 31 de Março; e uma jovem de 20 anos do Jardim Paulista.
Caçapava já registrou nove casos da doença em 2019, Taubaté que já soma três diagnósticos, Ilhabela, no Litoral Norte, um e Pindamonhangaba quatro.
Vacinação
As vacinas contra o sarampo estão disponíveis nas 40 UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município que funcionam das 7h às 17h. Uma campanha para bebês de seis meses e menores de 1 ano, também está sendo realizada pela Prefeitura.
Quem deve tomar a vacina?
-Bebês de 6 até 1 ano
-Crianças de 1 ano (primeira dose tríplice viral) e 15 meses (segunda dose tetraviral)
-Crianças de 15 meses a adultos de até 29 anos sem o registro de duas doses (se tiver tomado uma dose, terá que tomar a segunda. Se não tomou nenhuma, deve receber duas no intervalo de 30 dias)
-Adultos de 29 a 59 anos, sem registro na carteira (tomar uma dose)
-Profissionais de saúde
Quem não deve se vacinar?
-Gestantes
-Crianças menores de 6 meses
-Imunodeprimidos
-Idosos com mais de 60 anos não precisam se vacinar, pois já tiveram contato com o vírus em algum momento da vida.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.