Por Meon Em RMVale

São José confirma 2º caso de sarampo em bebê de 1 ano

O primeiro caso da doença também foi diagnosticado em um bebê, no dia 10 de julho

vacina_sarampo_foto_tomaz_silva_agencia_brasil

Prefeitura realiza ação de bloqueio de casa em casa

Reprodução/Tomaz Silva/Agência Brasil

A Vigilância Epidemiológica confirmou nesta quinta-feira (18) o segundo caso de sarampo em São José dos Campos deste ano. Trata-se de um menino de 1 ano e 11 meses, morador do bairro Palmeiras de São José, na região sul da cidade.

O menino apresentou os primeiros sintomas no dia 23 de junho e foi atendido no Hospital de Clínicas Sul, liberado e passa bem. O resultado do exame foi divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto Adolfo Lutz.

A Secretaria de Saúde não soube informar se a criança havia sido vacinada. A pasta ressaltou, contudo, que a Vigilância Epidemiológica fez ação de bloqueio vacinal junto aos familiares e vizinhos.

Leia MaisCom 8 mortes por H1N1, rede pública de saúde não tem vacinas na RMValeResistência à vacinação é a principal causa do surto de sarampo que acontece no Estado

O primeiro caso de sarampo em São José dos Campos foi confirmado no dia 10 de julho: um bebê de 11 meses, que apresentou os primeiros sintomas no dia 14 de junho. Além dos dois registros positivos de sarampo, há outros 23 suspeitos em investigação.

Na RMVale, foram registrados casos em TaubatéSão José dos Campos, Pindamonhangaba e Caçapava.  Na quarta-feira (17), Campos do Jordão registrou um caso suspeito. 

Com o surto do sarampo no litoral, capital e municípios da Grande São Paulo, a Secretaria Estadual de Saúde informou que monitora o comportamento da doença em todo o Estado e pode estender a campanha de vacinação contra sarampo para o interior, caso haja uma evolução maior no número de casos. Atualmente, a campanha é realizada na capital e nos municípios de Guarulhos, Osasco, São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul. 

Ação de bloqueio em São José

Assim que há a notificação de casos suspeitos, a Vigilância prepara uma estratégia de bloqueio vacinal, que prevê visita de casa a casa para imunizar o maior número possível de pessoas que possam ter tido contato com as vítimas, como parentes e vizinhos.

Na manhã desta quinta-feira os agentes da Prefeitura estão no bairro Jardim Valeparaíba, na região leste, onde estimam aplicar a dose em cerca de 100 pessoas. No período da tarde, o bloqueio ocorrerá na Via Zizinha e no bairro de Santana, na região norte.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.