Por Luiza Paiva Em Social

O dia em que entrevistei Maria Encarnação

mariaencarnacao_12

Maria Encarnação recebeu a equipe do Grupo Meon de Comunicação em sua casa

Pedro Ivo Prates

Há cerca de quatro meses, quando assumi a coluna social do Meon, naturalmente busquei em minha memória nomes de colunistas sociais que haviam recentemente passado pela cidade e todos os me levavam para uma mesma referência: Maria Encarnação.

Além dela ter sido o grande nome do colunismo social na RMVale, Encarnação mantém, ainda hoje, um jornal impresso que retrata a vida social de São José, com importantes nomes mostrando seu olhar sobre a sociedade valeparaibana. A colunista traz mais de 30 anos de vivência na vida social da região e poderia falar coisas muito interessantes sobre isso.

Quando a Metrópole Magazine preparava uma edição com reportagens especiais para celebrar o aniversário de São José dos Campos, imediatamente pensamos em uma entrevista especial com ela. Seu neto, Kadu Andrade, me ajudou com o contato e numa manhã fria de junho, Maria Encarnação me recebeu em sua casa junto com o fotógrafo Pedro Ivo Prates, que já havia trabalhado com ela e hoje faz parte da equipe do Grupo Meon de Comunicação.

Leia MaisUm cantinho especial em São José Os parques que amamos em São José 1001 opções em São José

Numa residência elegante, com diversas obras de arte, Maria Encarnação me recebeu para mais de uma hora de bate-papo. Não precisei fazer muitas perguntas para que ela levasse, com muita facilidade, um diálogo agradável. Entendi o que todos sempre dizem sobre ela ser fácil de fazer amizades e boa de conversa.

Na entrevista, Encarnação contou um pouco sobre sua carreira e falou sobre os eventos sociais dos últimos 30 anos, mostrando as grandes mudanças que ocorreram na cidade. Ela também revelou a identidade da "Dama de Verde" e contou histórias de empresas nas quais se tornou madrinha.

Quando a entrevista já havia acabado e o fotógrafo terminava as últimas imagens, pedi um conselho:

- Maria Encarnação, o que é mais importante em uma colunista? Saber escrever bem? A elegância das roupas? O conhecimento sobre etiqueta?

E ela me respondeu:

- Nada disso. O mais importante é ter ATITUDE.

O resultado da entrevista, feita em comemoração aos 249 anos de São José dos Campos, pode ser lida na edição de julho da Metrópole Magazine, disponível nas bancas e online neste link.

Luiza Paiva

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luiza Paiva, em Social

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.