Promover um cuidado integral ao paciente significa muito além da assistência, envolvendo a empatia, o respeito e a humanização com cada pessoa. Foi com esse intuito que a UPA Campo dos Alemães, gerenciada pelo CEJAM em parceria com a prefeitura de São José dos Campos, inaugurou a primeira Sala do Afeto entre as UPAs do município – destinada a proporcionar uma experiência mais acolhedora para as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidas na unidade.
Projetado com o objetivo de minimizar os estímulos sensoriais que podem causar desconforto em crianças neuroatípicas, o espaço conta com iluminação adequada, materiais acústicos para evitar ruídos excessivos, cores suaves e móveis que evitam a sensação de confinamento.
“Sabemos que o ambiente hospitalar pode ser, muitas vezes, um meio de grande estresse e potencial trauma para essas crianças. Dessa forma, a criação de um local diferenciado, com foco no conforto, visa oferecer uma experiência mais tranquila, segura e adaptada às necessidades específicas durante o atendimento”, explica Ingrid Ramos, gerente do serviço.
Conforme a Dra. Gabriela Maia, coordenadora da pediatria da unidade, todo o projeto foi pensado com base em estudos e diretrizes na área do neurodesenvolvimento. Além disso, a sala foi equipada com brinquedos lúdicos e educativos que estimulam o desenvolvimento motor e cognitivo sem sobrecarregar os sentidos dos pequenos. “Cada detalhe contribui para a criação de um ambiente acolhedor e familiar, ao invés de um espaço clínico que possa remeter a sentimentos de medo”, destaca.
Segundo Ingrid, todos os profissionais envolvidos são continuamente capacitados e orientados para identificar o comportamento das crianças e adaptar as intervenções de acordo com as especificidades de cada paciente de forma respeitosa, seja por meio de comunicação verbal ou não verbal.
Serviço
A Sala do Afeto da UPA Campo dos Alemães foi inaugurada em 14 de março e funciona diariamente, 24h. Embora o local tenha sido projetado, principalmente, para pacientes com TEA, ele está disponível para todas as crianças neuroatípicas ou com condições crônicas que precisem de um cuidado específico durante o processo de espera no serviço.
“Com esse ambiente, esperamos promover a inclusão e o acesso à assistência à saúde de qualidade, transformando a experiência do atendimento e ajudando a construir uma sociedade mais empática e justa para todos”, finaliza a gerente.
Parceria CEJAM e Prefeitura de São José dos Campos
Desde 2024, o CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” atua em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos no gerenciamento de seis unidades de saúde do município: UBS Santana, UBS Alto da Ponte, UBS Telespark, UBS Altos de Santana, UPA Alto da Ponte e UPA Campo dos Alemães.
Sobre o CEJAM
O CEJAM é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos. Fundada em 1991, a Instituição atua em parceria com o poder público no gerenciamento de serviços e programas de saúde em São Paulo, Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes, Campinas, Carapicuíba, Franco da Rocha, Guarulhos, Itu, Santos, São Roque, Ribeirão Preto, Lins, Assis, Ferraz de Vasconcelos, Pariquera-Açu, Itapevi, Peruíbe e São José dos Campos.
A organização faz parte do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (IBROSS), e tem a missão de ser instrumento transformador da vida das pessoas por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde.
SjC: Mutirão emite 75 laudos médicos para PCDs
Documento é importante para confirmar deficiência
Cunha recebeu mais de 1.500 ciclistas nesse domingo (30)
Essa é a principal prova de ciclismo amador da América Latina
SJC: Cephas abre inscrições para vestibulinho nesta segunda-feira (31)
São 400 vagas em cursos técnicos gratuitos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.