A Nestlé deu mais um passo em sua jornada de saúde e bem-estar. O “Parceiros do B.E.M.” (Bem-Estar Mental), programa destinado ao público interno que a Nestlé Brasil, com o apoio do Hospital Israelita Albert Einstein, acaba de lançar, vai capacitar cerca de 50 pessoas colaboradoras de Caçapava para atuarem como aliadas da saúde mental na fábrica da região.. Para reforçar o compromisso da companhia com o tema, está projetado o investimento de R$1,5 milhão em iniciativas de bem-estar e saúde mental ao longo de todo o ano no Brasil.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Em todo o Brasil, serão capacitadas aproximadamente 600 pessoas para atuarem na ação, e na fábrica de Caçapava, cerca de 50 profissionais fazem parte da iniciativa. O “Parceiros do B.E.M.” inclui encontros, – presenciais e online, – conduzidos por especialistas em saúde mental do Einstein – que tem uma trajetória importante no cuidado com a saúde mental, valendo-se do conhecimento técnico e prático conquistado por meio de sua atuação nos Centros de Apoio Psicossocial do Sistema Único de Saúde (SUS) e de seu programa interno de cuidados com os colaboradores e pacientes – e terá mais de 28 mil horas de treinamento.
Com uma ação pioneira, no que diz respeito à magnitude do projeto, a Nestlé tem o objetivo de tornar seu ambiente profissional ainda mais seguro psicologicamente, de modo a eliminar os estigmas relacionados ao cuidado com a saúde mental e democratizar o conhecimento sobre o assunto. A proposta é também desenvolver nas pessoas parceiras a sensibilidade necessária para compreender quem, no seu local de trabalho, pode estar em sofrimento emocional, e necessite de algum tipo de intervenção.
As capacitações irão abordar temas como transtornos mentais comuns, álcool e drogas, síndrome de burnout e gestão de conflitos, fomentando também o autocuidado. Para se tornar um “Parceiro do B.E.M.”, as colaboradoras e colaboradores da Nestlé precisaram atender a alguns critérios definidos pelo programa, além de também contarem com mecanismos de proteção da própria saúde mental. A alta liderança da empresa tem participado ativamente do projeto, somando esforços e motivando a cultura do equilíbrio e a rede de apoio construída com o início do programa.
Nesse contexto, a iniciativa está organizada em ‘líder e parceiro”, na qual cada profissional passará por uma imersão para aprender sobre riscos psicossociais, fatores de proteção e, quando necessário, saber como identificar situações, acolher e encaminhar para o atendimento psicológico quem tiver necessidade. A Nestlé já conta com uma rede de apoio profissional, com ferramentas e recursos para dar suporte às pessoas em momentos difíceis, como o Programa Especializado de Apoio ao Colaborador (PEAC).
“O programa, realizado com o apoio de uma organização tão respeitada como o Einstein, é parte da evolução da nossa jornada de saúde e bem-estar. Aqui, as pessoas estão no centro da nossa estratégia de negócios. Toda a companhia está engajada e motivada com o programa, e tenho certeza de que esse é o caminho a ser percorrido”, afirma Fabricio Pavarin, Gerente Executivo de Remunerações, Benefícios, Saúde e Bem-Estar na Nestlé Brasil.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.