Entre os dias 14 e 21 de dezembro, é realizada a semana de mobilização nacional para doação de medula óssea. A iniciativa tem como o objetivo sensibilizar a população sobre a causa e incentivar o cadastro de novas pessoas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME).
+ Leia mais notícias do Brasil
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
O Brasil conta atualmente com mais de 5,5 milhões de doadores cadastrados, sendo considerado o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo. As doações são essenciais para salvar a vida de pacientes diagnosticados com doenças hematológicas graves, como leucemia, linfoma e anemia falciforme.
A doação de medula óssea é um ato simples, mas que pode fazer toda a diferença na vida de quem está esperando por um transplante. Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 35 anos, pode se inscrever no REDOME. O candidato à doação precisa estar em boas condições de saúde e não ter doenças graves ou crônicas para garantir que o processo de doação não traga riscos para a própria saúde, nem para a saúde do paciente que vai receber a medula.
O primeiro passo para ser um doador é fazer o cadastro no REDOME, que inclui a coleta de sangue para tipagem HLA. Esse exame é fundamental para identificar a compatibilidade genética entre o doador e o paciente.
É através dessa compatibilidade que se garante que a medula do doador será eficaz no tratamento do paciente. Caso o doador seja compatível, ele será chamado para exames adicionais e, se necessário, a coleta de medula óssea pode ser realizada de duas formas: aferese ou punção da medula óssea.
A aferese é um procedimento que retira as células-tronco sanguíneas diretamente do sangue, por meio de um processo de filtração. Já a punção da medula óssea é realizada diretamente na região posterior da bacia, sob anestesia local, para a coleta da medula.
Taubaté: STF suspende demissões de servidores temporários
Tribunal atendeu ao pedido da Prefeitura da cidade
SJC: Inscrições para merenda nas férias são estendidas até terça-feira (17)
Estudantes vão receber almoço nas escolas durante recesso de janeiro
Lula deixa UTI faz video caminhando no hospital
O presidente deve receber alta nos próximos dias
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.