A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) rejeitou a solicitação de aprovação para a vacina contra a Covid-19, atualizada para a cepa JN.1, desenvolvida pelo Instituto Serum e representada no Brasil pela farmacêutica Zalika. A decisão, publicada nesta quarta-feira (5), foi motivada pela falta de dados técnicos que comprovem a estabilidade do imunizante durante os nove meses de validade propostos.
+ Leia mais notícias do Brasil
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
A Anvisa explicou que os dados fornecidos não confirmaram que a vacina manteria sua eficácia e segurança quando armazenada nas condições recomendadas de 2°C a 8°C ao longo do período de validade. A agência afirmou que a ausência de informações completas sobre a qualidade do produto foi o motivo para a negativa.
Por outro lado, a Zalika contestou a decisão, alegando que o indeferimento ocorreu devido ao vencimento do prazo para análise, o que deixou algumas questões pendentes. A farmacêutica garantiu que está trabalhando para enviar os dados complementares necessários e espera que a vacina passe por uma nova avaliação. Além disso, a empresa reafirmou que o imunizante é seguro e eficaz, destacando que já obteve aprovação de outras autoridades regulatórias internacionais.
Com a recusa da Anvisa, o Ministério da Saúde não poderá adquirir a vacina JN.1 da Zalika, e, como já informado, utilizará outras vacinas atualizadas e disponíveis no país.
Chuva intensa provoca alagamentos em São Luiz do Paraitinga
Em apenas uma hora, a cidade registrou 51 milímetros de chuvas
Cristiano Ronaldo homenageia Marcelo após anúncio de aposentadoria
Português dedicou palavras de carinho e gratidão ao companheiro de longa data
Crise hídrica em Gaza se agrava após retorno de palestinos
Destruição de poços e a escassez de chuvas deixam a população sem água
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.