O Instituto Alpha Lumen mostrou no último dia 13 de dezembro que está entre as melhores instituições de educação no hemisfério sul do planeta e entre as líderes nos países em desenvolvimento. A prova disto veio na classificação de dois trabalhos científicos como finalista do High School Science Awards 2022, que obtiveram o 1º e o 4º lugar na classificação geral da categoria Mathematics Awards. A equipe de Física conquistou seu bicampeonato, pois já tinha vencido a disputa em 2021. Essa competição está entre as mais importantes de todo o mundo para alunos do ensino médio na área de Exatas.
A High School Science Awards abrange 5 disciplinas de conhecimento, sendo elas Matemática, Química, Física, Biologia e Computação. A disputa foi criada em 2008, na China pela S.T. Associação de Ciências Chinesa. Devido sua expansão, o evento se vinculou ao ASPNet Global (Rede PEA Unesco – Programa das Escolas Associadas) em 2012. O Programa das Escolas Associadas, por intermédio de seu projeto de concursos denominado eModelNations, fez com que o evento científico destinado às escolas de ensino médio chegasse a 11.5 mil instituições membros em 180 países. E assim assumindo uma abrangência mundial.
Desde 2018 França e Canadá passaram a ser patrocinadores do concurso internacional, juntamente com a China. No Canadá, a organização responsável é a C.A.P (Associação Canadense de Ciências) e na França é a própria PEA Unesco francesa. Pelas regras, os 4 finalistas de cada disciplina também são classificados para concorrer a uma bolsa de iniciação científica. Apesar de um total de 20 participantes, apenas 4 projetos são contemplados.
A final da High School Science Awards 2022 foi mostrada em tempo real para todos os concorrentes numa live ocorrida às 10 horas da manhã, pelo comitê organizador do evento. Os resultados da High School Mathematics Awards, que envolve tanto a Matemática como a Física, foram muito comemorados na sede do Projeto Escola Alpha Lumen, em São José dos Campos-SP. Para acompanhar os resultados estiveram reunidos professores, estudantes e diversos colaboradores.
O estudo em Física, que conseguiu seu bicampeonato mundial neste ano, conquistou novamente o 1° lugar entre 1211 escolas inscritas de todos os continentes. A pesquisa sob a denominação ‘Eletromagnetic Interaction’, foi desenvolvida pelos estudantes do terceiro ano do ensino médio. O grupo é formado por Ana Carolina Theodosio de Carvalho Ayres de Camargo, Guglielmo Gariglio e João Felipe Magalhães Diniz, os dois últimos são bolsistas na instituição. A concorrência foi acirrada entre Brasil, Finlândia, Alemanha e EUA.
Já em Matemática, o Instituto Alpha Lumen conquistou o 4° lugar em meio a 347 escolas de vários países. O aluno do 2º ano pertencente ao Projeto Escola da ONG de São José dos Campos, Pedro Pereira Carvalho, disputou com o trabalho em matemática intitulado ‘Rotations and Hipervolumes in Euclidian Space’. Ele concorreu com estudos individuais de escolas dos Estados Unidos, Dinamarca e Holanda.
“Estamos fechando com chave de ouro esse ano que foi marcado pela transição do pós-pandemia e de readaptação aos novos tempos. Essas conquistas transcendem o Instituto Alpha Lumen e mostram como o brasileiro é resiliente e consegue superar as dificuldades com dedicação e foco”, salientou a fundadora e diretora do Instituto Alpha Lumen, a astrofísica Nuricel Villalonga.
O concurso High School Science Awards é promovido pela eModelNations com apoio de organizações da China, Canadá e França. Foram mais de 15 mil estudantes envolvidos em todas as disciplinas pertencentes ao programa. O Alpha Lumen disputou nas categorias de Física e Matemática, das cinco disponíveis.
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