Por Laís Vieira Em Noticias

TV e Rádio: mudanças no horário político otimizam campanhas

Horário político começa no dia 26 de agosto

tv_radio

Novas regras para TV e Rádio

Reprodução

"Interrompemos nossa programação para transmitir o horário de propaganda eleitoral sob responsabilidade dos partidos políticos". E trinta minutos separavam os espectadores de seus programas de televisão ou rádio. O tempo é disponibilizado para apresentar os candidatos e seus planos de governo e outros detalhes da campanha, tais como as coligações, divulgar eventos e 'pedir' votos. A partir das Eleições de 2016, o horário político tem novas regras.

No pleito anterior foram 45 dias de propaganda eleitoral nas emissoras de TV e rádio, em 2016, apenas 35 dias. E principalmente, os blocos, que eram de meia hora, agora têm apenas 10 minutos.

Para prefeito, as campanhas serão de segunda a sábado às 7h e às 12h, no rádio; e às 13h e às 20h30, na televisão. E mais 70 minutos divididos entre os partidos políticos para inserções de 30 a 60 segundos, distribuídas ao longo da programação, sendo 60% para prefeito e 40% para vereador.

Leia MaisReforma Eleitoral fixa teto de gastos em campanhaBiometria: identificação garante a segurança na hora da votaçãoEm Taubaté, petista está confiante mesmo com cenário de incertezas

Tanto a diminuição do tempo de campanha eleitoral - de 90 para 45 dias - e, principalmente, o tempo destinado às emissoras de telecomunicação, tem como objetivo reduzir os custos da campanha e otimizar a agenda dos candidatos.

Os candidatos a prefeito e vereadores dos municípios podem utilizar sites, blogs e redes sociais, desde que não haja contratação de pessoas para divulgações em massa ou ofender outros candidatos ou partidos.

No geral, a Reforma Eleitoral otimizou o processo eleitoral. Assim teremos uma campanha mais curta, com menos verba, com menos tempo de TV e rádio e menos tempo de campanhas na rua. O ideal é que os partidos façam planos de estratégias para a mídia, organizados e com mais profundidade e objetividade.  

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Vieira, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.