Turbidez do rio Paraíba do Sul causou o corte no abastecimento de água
Divulgação
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) interrompeu nesta sexta-feira (5) o fornecimento de água para os moradores de São José dos Campos. O rompimento de uma barragem de extração de areia em Jacareí prejudicou a qualidade da água do rio Paraíba do Sul. Cerca de 500 mil moradores da cidade estão sendo afetados pelo corte no abastecimento. A previsão é que o serviço seja restabelecido neste domingo (7).
Segundo a companhia, a água do rio está com um nível de turbidez acima do aceitável e para evitar problemas com a qualidade da água distribuída, foi necessária a interrupção do abastecimento. "A Sabesp solicita que os moradores utilizem com economia a água armazenada nas caixas residenciais", completa a nota. A empresa ainda informou que não existe uma previsão para o retorno do abastecimento na cidade.
De acordo com a Sabesp, a captação no rio Paraíba é feita com uma turbidez de 20 UNT (escala que mede a turbidez da água). Nesta sexta, após o rompimento da barragem, o índice chegou a 1.080 UNT, o que é considerado crítico. A água é considerada potável até 5 UNT.
A Prefeitura de São José dos Campos alertou os moradores sobre a restrição da distribuição de água da cidade por meio das páginas nas redes sociais. A administração avisa aos moradores que economizem água e que serão deslocados caminhões-pipa para os locais prioritários, como hospitais.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.