O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, do Ministério do Turismo, participou do primeiro seminário ‘Diálogos & Estratégias – Turismo', realizado pelo Grupo Meon de Comunicação, que reuniu autoridades municipais, estaduais e nacionais para pensarem e discutirem sobre a retomada do turismo na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e do Litoral Norte).
O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (16), reunindo importantes agentes do trade turístico nacional, com a presença da Secretária de Turismo do Estado de São Paulo, do Ministério do Turismo, municípios da RMVale, associações e lideranças da região na área do turismo.
William França, secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do Ministério do Turismo, fez uma participação online e apresentou o Selo Turismo Responsável, programa nacional que tem como objetivo certificar as empresas e estabelecimentos que maximizam a segurança sanitária em meio à pandemia da Covid-19, garantindo que os turistas sintam-se seguros em viajar e frequentar ambientes que sigam os protocolos sanitários necessários.
“Isso é fundamental: planejamento, essa questão de ter um plano de ação, ainda que não seja um produto completo, mas os municípios têm que traçar metas, objetivos, se enxergar no turismo. Alguém falou também de que nem todos os municípios têm vocação, mas sempre tem alguma coisa que pode ser qualificada, pode ser melhorada, sempre tem um atrativo que serve de orientação para todos os municípios”, afirmou França.
O secretário reforçou o convite para que todos os municípios façam a adesão do selo, detalhando o conjunto de ações necessárias, que vão de encontro ao objetivo do seminário: dialogar e desenvolver ações que garantam a retomada do turismo de forma segura para a região.
“E dentro desse processo de organização de retomada, de incentivo às viagens, o Ministério do Turismo está apresentando pra vocês o Selo Turismo Responsável, ele é parte essencial do plano de retomada do turismo, que foi lançado recentemente, agora no mês de novembro, embora o Selo tenha sido apresentado pra todos desde junho de 2020”, explicou.
O secretário William França enfatizou que o Brasil foi o 10º país no mundo a ter um selo que orientasse as cadeias produtivas, os segmentos do turismo, de como se portar, de quais exigências seguir para reabrir o comércio e participar da retomada de forma gradual, tornando-se um norteador.
Na RMVale, entre as 39 cidades, 802 selos já foram emitidos, ou seja, diversas empresas já assumiram o compromisso e se adequaram aos protocolos de biossegurança apontados pelo Governo Federal, com destaque para 5 municípios: São Sebastião, que já emitiu 120 selos, Ubatuba com 106, Ilhabela com 100, São José dos Campos com 62 e Campos do Jordão com 57 selos. No total, cerca de 24 mil selos já foram emitidos no país.
William França ainda aproveitou para reforçar que o Ministério tem preparado campanhas e incentivado que a população faça viagens, mas sempre tomando todos os cuidados em meio à pandemia, de forma segura e responsável. Além do repasse de recursos para todos os estados brasileiros, recebendo cada um o valor de R$ 500 mil para estimular o turismo local.
Jantar de lançamento da 3ª Edição do Campos do Jordão Restaurante Week
Festival gastronômico segue até 15 de dezembro
Torteria Haguanaboka: tradição e inovação em tortas artesanais em São José
Com 35 anos de história, a torteria renova o cardápio e oferece opções para todos os gostos
Gusttavo Lima confirma especial de Natal no SBT com apresentação inédita
Atração promete duas horas de música, orquestra e cenário exclusivo
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.