O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, participou do primeiro seminário ‘Diálogos & Estratégias – Turismo', realizado pelo Grupo Meon de Comunicação, que reuniu autoridades municipais, estaduais e nacionais para pensarem e discutirem sobre a retomada do turismo na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e do Litoral Norte).
O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (16), reunindo importantes agentes do trade turístico nacional, com a presença da Secretária de Turismo do Estado de São Paulo, do Ministério do Turismo, municípios da RMVale, associações e lideranças da região na área do turismo.
Vinicius Lummertz iniciou o seminário ressaltando o sólido potencial turístico da região, enfatizando que os próximos passos para o desenvolvimento do setor deve ser a criação dos planos diretores regionais, deixando claro que municípios que têm a intenção de crescer no turismo, precisam pensar de forma integral:
“Participação direta na lógica do desenvolvimento regional. Por que não no municipal? Porque não é suficiente, o trabalho municipal é outra camada. É preciso que a região se entenda, com as suas rodovias, as suas entradas, o seu aeroporto, a sua movimentação, a movimentação dos turistas”
De acordo com dados da Secretaria de Turismo de SP, em 2020, a queda foi de 35% da movimentação, chegando a 90% em setores como eventos. No entanto, a previsão para 2021 é que a pasta tenha um crescimento de 18%, mas estratégias precisam ser pensadas em conjuntos, de forma regional e integral entre cidades.
Após balanço das ações e investimentos da Secretaria de Turismo, Lummertz detalhou que a retomada deve ser bem estruturada com projetos consistentes, lembrando do programa de Crédito Turístico e de financiamentos internacionais, como forma de fomentar e possibilitar a execução de planos.
Conmebol propõe Copa do Mundo de 2030 com 64 seleções
Ideia é celebrar o centenário do torneio com mais países
Policiais lançam gás em indígenas durante protesto no Congresso
Confronto ocorreu após manifestantes do Acampamento Terra Livre
Chuva forte com granizo causa estragos em cidades na RMVale
Temporal provocou alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.