Por Marcus Alvarenga Em RMVale

Vídeo: morador de São José reclama da falta de poda de árvore e queda de energia

'Você é notícia no Meon' ajuda a dar voz aos internautas e leitores

Um morador da zona norte de São José dos Campos enviou um vídeo, por meio do Facebook do Meon, relatando o problema de queda de energia vivido por moradores do Altos de Santana. O vídeo foi enviado nesta quarta-feira (21).

O morador da rua Monte Pascoal, Agostinho Torres Arruda Júnior, relata que as quedas de energia teriam relação com a falta de manutenção na poda de uma árvore, reclamação recorrente em outras regiões da RMVale.

“Temos uma árvore que encosta no fio toda vez que chove e a energia acaba. (...) Três fios arrebentaram e cerca de 1.500 pessoas ficaram sem energia elétrica por aqui. Precisamos de uma providência da prefeitura porque estamos colecionando protocolos de pedido de poda”, declara o morador no vídeo.

A EDP São Paulo, distribuidora de energia, declara que a situação apresentada pelo morador ocorreu na noite do dia 15 de março e que o serviço já foi reestabelecido, bem como a poda da árvore, que afetava a fiação elétrica, foi realizada.

“Devido às fortes chuvas da semana passada, com a projeção de objetos e galhos de árvores sobre as redes, houve um aumento no volume de ocorrências envolvendo o fornecimento de energia elétrica. A distribuidora esclarece que enviou equipe técnica à rua Monte Pascoal e já realizou o serviço de poda e a manutenção na rede da região, restabelecendo o serviço para todos os moradores”, declarou a concessionária de energia.

A Secretaria de Manutenção de São José informou que existem denúncias na prefeitura sobre cortes irregulares de árvores por parte de funcionários de companhias de serviços. De acordo com a administração municipal, os moradores devem “parar com a banalização dos assuntos que requerem uma atenção bem técnica”.

Envie o seu vídeo pelo Facebook e seja o próximo a participar do 'Você é notícia no Meon'

“Nenhuma poda é um serviço simples. Uma poda em qualquer espécie precisa de um laudo de um engenheiro ambiental, principalmente quando se trata de uma espécime próxima de rede eletrificada. Uma abordagem leviana do funcionário da EDP pode gerar uma interpretação totalmente errônea com relação ao assunto. Volta e meia recebemos denúncias dos ambientalistas com relação a 'podas criminosas' feitas pelas concessionárias, sem levar em consideração o equilíbrio da árvore que posteriormente pode vir a perecer, ou tombar devido ao serviço feito sem a devida consideração na relação estrutura e altura do espécime”, declarou a prefeitura de São José, por meio de nota.

A distribuidora de energia reforça que cumpre as normas exigidas pelas secretarias de Meio Ambiente e o Guia de Arborização da Empresa e que as intervenções nas árvores são realizadas em situação emergenciais. “As podas são realizadas pela concessionária quando há impacto na rede elétrica, uma vez que a atividade caracterizada como limpeza urbana é de responsabilidade das prefeituras”, diz a nota.

No vídeo, o morador comenta que a prefeitura estaria ignorando os pedidos de poda e até se prontificou em realizar o corte com autorização do prefeito. A prefeitura diz que já apresentou uma solução, confirmando o agendamento do serviço para esta sexta-feira (23).

Em caso de necessidade de poda, o executivo orienta que seja realizado o pedido na Secretaria de Manutenção da Cidade ou que se faça a solicitação por meio do telefone 156. Já a distribuidora de energia orienta aos moradores que entrem em contato com a empresa por meio dos canais de atendimento: site, aplicativo celular, agências de atendimento presencial e por telefone (0800 721 0123).

Recomendações

• A poda de árvores somente poderá ser realizada mediante autorização da Prefeitura Municipal de sua cidade, através do telefone 156

• O trabalho deverá ser realizado somente por pessoal treinado e habilitado, pois apresenta riscos de acidentes

• Não tente executar a poda por conta própria. Pode comprometer a saúde das árvores e causar acidentes graves com risco de morte

• Em caso de conflito entre árvores e redes, basta acionar a EDP Bandeirante

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marcus Alvarenga, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.