Praia Martim de Sá, em Caraguá, que também via receber ações do Verão no Clima
Divulgação
Para conscientizar os banhistas e reduzir a quantidade de lixo nas praias do Litoral Norte, o governo do Estado e as prefeituras do Litoral Norte promovem o 1º Verão no Clima até o dia 14 de fevereiro.
O foco é a educação ambiental, redução da produção de lixo, limpeza de praias, uso consciente da água, cuidado com trilhas e reciclagem. A programação inclui mutirões de limpeza, corridas, caminhadas, tendas temáticas e abordagens de monitores ambientais. O projeto abrange praias de 16 municípios do litoral paulista, segundo a Secretaria de Meio Ambiente do Estado.
Em Caraguá, as ações itinerantes acontecem na praia do Indaiá, entre esta quinta-feira (11) até domingo (14). Na próxima semana, entre os dias 18 e 21 será a vez da praia do Centro, que volta a receber a equipe do Verão no Clima entre 8 e 14 de fevereiro. No Porto Novo, as ações acontecem entre 25 e 28 de janeiro, e na Martim de Sá, entre 1 e 4 de fevereiro. A campanha acontece sempre das 8h às 18h. A praia da Cocanha terá um ponto fixo de educação ambiental até o dia 14 de fevereiro.
A turista de Bauru Rosangela Pereira Venturini visita a cidade pela primeira vez e achou a iniciativa muito importante. “Eu trouxe minha sacolinha de casa, mas muita gente não traz e acaba deixando a sujeira pelo caminho. Quem sabe, com essa informação, reduza a poluição nas praias”, disse
No dia 27 de janeiro haverá um mutirão de limpeza na praia Mococa, em Caraguá, com início às 8h. É uma ação aberta para a participação de voluntários. Para participar basta chegar ao local com 30 minutos de antecedência.
Em São Sebastião, a programação inclui ações de quinta a domingo na praia de Maresias e tendas itinerantes no Guaecá, Barequeçaba e praia das Cigarras.
Em Ubatuba, as praias de Maranduba e de Picinguaba tem um ponto permanente da campanha até o final da campanha 1º Verão no Clima. As praias Enseada, Toninhas, Praia Grande, Tenório, Ubatumirim e Perequê-Açu recebem ações itinerantes.
O lixo deixado por moradores e turistas na praia pode causar vários problemas como, transmissão de doenças causada pela proliferação de insetos e roedores; contaminação de crianças e animais; ferimentos nas pessoas; poluição do mar e morte de animais marinhos; contaminação da água do mar; danos nas embarcações e prejuízos para pesca, entre outros.
É importante que os banhistas tenham conscientes e recolham todos o lixo produzido por ele durante sua permanência na praia, como latas, copos e utensílios plásticos, sacolas e sacos, entre outros.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.