Por Meon Em RMVale

Verão no Clima promove educação ambiental nas praias do Litoral Norte

Campanha aborda importância de ações individuais para preservação

Praia Martim de Sá em Caraguá  Divulga PMC

Praia Martim de Sá, em Caraguá, que também via receber ações do Verão no Clima 

Divulgação

Para conscientizar os banhistas e reduzir a quantidade de lixo nas praias do Litoral Norte, o governo do Estado e as prefeituras do Litoral Norte promovem o 1º Verão no Clima até o dia 14 de fevereiro.  

O foco é a educação ambiental, redução da produção de lixo, limpeza de praias, uso consciente da água, cuidado com trilhas e reciclagem. A programação inclui mutirões de limpeza, corridas, caminhadas, tendas temáticas e abordagens de monitores ambientais. O projeto abrange praias de 16 municípios do litoral paulista, segundo a Secretaria de Meio Ambiente do Estado.

 Em Caraguá, as ações itinerantes acontecem na praia do Indaiá, entre esta quinta-feira (11) até domingo (14). Na próxima semana, entre os dias 18 e 21 será a vez da praia do Centro, que volta a receber a equipe do Verão no Clima entre 8 e 14 de fevereiro.  No Porto Novo, as ações acontecem entre 25 e 28 de janeiro, e na Martim de Sá, entre 1 e 4 de fevereiro. A campanha acontece sempre das 8h às 18h. A praia da Cocanha terá um ponto fixo de educação ambiental até o dia 14 de fevereiro. 

Leia MaisJovem de 19 anos é preso com mais de 500 porções de drogas em Caraguá Vacina de febre amarela esgota na rede particular de São José Saúde treina técnicos da região para vacinação contra a febre amarela

A turista de Bauru Rosangela Pereira Venturini visita a cidade pela primeira vez e achou a iniciativa muito importante. “Eu trouxe minha sacolinha de casa, mas muita gente não traz e acaba deixando a sujeira pelo caminho. Quem sabe, com essa informação, reduza a poluição nas praias”, disse

No dia 27 de janeiro haverá um mutirão de limpeza na praia Mococa, em Caraguá, com início às 8h. É uma ação aberta para a participação de voluntários. Para participar basta chegar ao local com 30 minutos de antecedência.

Em São Sebastião, a programação inclui ações de quinta a domingo na praia de Maresias e tendas itinerantes no Guaecá, Barequeçaba e praia das Cigarras.

Em Ubatuba, as praias de Maranduba e de Picinguaba tem um ponto permanente da campanha até o final da campanha 1º Verão no Clima. As praias Enseada, Toninhas, Praia Grande, Tenório, Ubatumirim e Perequê-Açu recebem ações itinerantes.

O lixo deixado por moradores e turistas na praia pode causar vários problemas como, transmissão de doenças causada pela proliferação de insetos e roedores; contaminação de crianças e animais; ferimentos nas pessoas; poluição do mar e morte de animais marinhos; contaminação da água do mar; danos nas embarcações e prejuízos para pesca, entre outros.

É importante que os banhistas tenham conscientes e recolham todos o lixo produzido por ele durante sua permanência na praia, como latas, copos e utensílios plásticos, sacolas e sacos, entre outros. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.