RMVale

UTI Respiratória atinge 100% de ocupação em São Sebastião

O prefeito Felipe Augusto anunciou em vídeo medidas restritivas mais duras

Escrito por Fernanda Niquirilo

15 MAR 2021 - 10H06 (Atualizada em 15 MAR 2021 - 10H39)

Reprodução

No início da noite deste domingo (14), o prefeito de São Sebastião Felipe Augusto, durante uma live no Facebook informou que a UTI Respiratória para pacientes com Covid-19 atingiu 100% de ocupação em São Sebastião, o que já havia ocorrido com a emergência. Anunciou ainda que haverá medidas mais duras de restrição a partir desta segunda-feira (15).

De acordo com informações passadas em vídeo, na UTI Respiratória do Hospital de Clínicas estavam 20 pessoas internadas, sendo 11 pacientes intubados e um outro prestes de completar o 12º.

O prefeito destacou o maior número de contaminação de crianças. Somente neste domingo (14), dos 53 atendimentos feitos até as 18 horas no centro, 15 foram de crianças. Na Costa Sul, foram oito crianças dentre os 59 atendimentos.

Acompanhado na transmissão pelo secretário de Saúde, Reinaldinho Moreira, da secretária-adjunta Maria Ângela e da diretora da Vigilância Epidemiológica, Fernanda Paluri, o prefeito disse que o cenário é grave e preocupante.

Felipe fez um apelo para que a população fique em casa nesta semana. “Sabemos da situação econômica, modulamos o que podia ser feito, mas agora teremos de tomar medidas mais drásticas. Estamos instalando novos respiradores, mas não há médicos, enfermeiros e medicamentos. Atingiu todo o sistema de saúde”.

Os dados estaduais mostravam que a RMVale estava em declínio em relação às internações diárias, mas os números voltaram a crescer e preocupam todos novamente.

De acordo com o prefeito não será permitido guarda-sol e cadeiras nas praias a partir desta segunda-feira, a fiscalização será mais intensa e será proibido o estacionamento nas orlas e também na região central.

Felipe Augusto conclui ao dizer “seguramos o colapso na saúde um ano. O decreto de calamidade pública foi em 15 de março do ano passado. Essa nova cepa está colapsando a saúde. Precisamos de ajuda de todos. Só saíam de casa se for necessário”.

Aumento de leitos

Diante do volume de atendimentos na Unidade Respiratória do Hospital de Clínicas da Costa Sul (HCSS-CS), em Boiçucanga, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), aumentou o número de leitos exclusivos para Covid-19 nesta unidade.

O HCSS-CS passou de cinco para 10 leitos para adultos, dois pediátricos e um para isolamento, apenas para tratamento de pacientes com síndrome respiratória ocasionada pelo coronavírus.

Na parte de atendimento a Trauma , como acidentes, fraturas e afogamentos, a unidade possui 12 leitos adultos e dois leitos pediátricos. Também houve melhora na emergência com a inclusão de dois leitos.




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Fernanda Niquirilo, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.