O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) celebra nesta sexta-feira (08) 51 anos de funcionamento da unidade de Cachoeira Paulista. O instituto, em si, foi criado há 60 anos.
O diretor do instituto, Clezio Marcos De Nardin, e o Subsecretário de Unidades Vinculadas do MCTI (Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações), Aléx Fabiano Ribeiro de Magalhães, participaram da cerimônia de aniversário.
O prefeito da cidade, Antônio Carlos Mineiro, e o chefe do Serviço de Administração da Unidade do Inpe, Evair Sérgio da Silva também compareceram.
As primeiras atividades realizadas na cidade foram recepção e processamento de imagens de satélites. Os novos planos incluem a troca de imagens entre Brasil e Estados Unidos com o Landsat 9, satélite de observação da Terra lançado em 27 de setembro deste ano.
Cachoeira Paulista também sedia o centro de previsão numérica do tempo e clima e o Laboratório de Combustão e Propulsão de Satélite.
O diretor Clezio de Nardin aproveitou a ocasião para anunciar o novo computador Egeon, “um computador de baixo custo para substituir o Tupã”, comprado em 2010, por R$50 milhões.
O engenheiro eletricista, há um ano no cargo (ele substituiu o cientista aeronáutico Darcton Policarpo Damião), anunciou também a criação do Modelo Comunitário do Sistema Terrestre Unificado, plataforma de código aberto. Isto significa que o código poderá ser acessado por pesquisadores até de outras instituições, além de estudantes.
A expectativa é que o modelo traga avanços na modelagem numérica de tempo e clima.
Outro anúncio foi o do sistema multimodelo, que está em fase de implementação operacional. Os diversos modelos utilizam o poder de processamento do supercomputador, gerando previsões entre sete e dez dias.
Funcionários do departamento de Elon Musk na Casa Branca se demitem
Grupo de 20 colaboradores do Doge recusou a desmantelar serviços essenciais
Vaquinha do Corinthians bate recorde e supera arrecadação do Teleton
Campanha da Gaviões da Fiel já arrecadou R$ 38 milhões em menos de um mês
Governador Tarcísio assina decreto para dissolução da EMTU
Decisão visa integrar a regulação do transporte metropolitano à Artesp
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.