RMVale

Ubatuba deve criar mais de 3.500 vagas temporárias durante o verão

Cidade é uma das que mais geram empregos nessa época

Escrito por Meon

12 NOV 2024 - 18H05 (Atualizada em 12 NOV 2024 - 20H24)

reprodução

A temporada de verão 2024/2025 promete movimentar a economia de Ubatuba, com a criação de mais de 3.500 empregos temporários. A cidade, que tem uma vocação turística, se destaca entre as quatro cidades do Litoral Norte de São Paulo como uma das mais procuradas para contratação de mão de obra temporária, ao lado de São Sebastião. Já Ilhabela e Caraguatatuba aparecem em seguida.

Os empregos gerados são principalmente nos setores de hospedagem, restaurantes, bares, quiosques e sorveterias. Essas áreas, que têm uma alta demanda de pessoal para atender o público da temporada, são responsáveis pela maioria das vagas. Outro setor com grande contratação é o de lazer e entretenimento, com destaque para as casas noturnas, os passeios de escuna e as atividades náuticas.

De acordo com Claudino Veloso, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte (Sinhores), o número de contratações no setor de hospedagem é expressivo, com cerca de 1.500 vagas abertas só nos 316 estabelecimentos cadastrados na entidade. No entanto, ele destaca que esse número representa apenas 70% dos hotéis e pousadas da cidade, o que significa que, na prática, o total de contratações pode superar os 2 mil empregos temporários, considerando toda a rede de hospedagem do município.

Carlos Roberto do Lago, diretor da Associação de Quiosques de Ubatuba, também ressalta a importância dos quiosques para a geração de empregos temporários. “Só na Praia Grande, que é uma das mais movimentadas, há 29 quiosques que, em média, contratam 20 pessoas a mais para a temporada. Ao todo, os quiosques de Ubatuba geram cerca de 1.500 empregos diretos”, afirmou.

Outro fator que tem contribuído para o aumento de vagas na cidade é a antecipação nas contratações. Davi Macário, vice-presidente da Associação Comercial de Ubatuba, comentou que alguns estabelecimentos já começaram a contratar em setembro, com destaque para cargos como garçons, cozinheiras, balconistas, recepcionistas, serviços gerais e vendedores. A alta demanda também se reflete no setor de confecções e magazines.

A Associação Comercial de Ubatuba (ACIU) tem incentivado essa aproximação entre empresas e trabalhadores, divulgando as vagas disponíveis desde 2008. Atualmente, a ACIU tem 260 vagas abertas e cerca de 300 currículos cadastrados no sistema. Adriano Klopfer, presidente da ACIU, destacou que a ação tem gerado ótimos resultados, com 118 empresas associadas utilizando esse serviço no último mês.

Com a chegada da temporada, a expectativa é que mais empregos sejam gerados, oferecendo oportunidades tanto para quem busca um trabalho temporário quanto para aqueles que desejam se efetivar após o fim do período de alta temporada.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.