RMVale

Trens intercidades promete revitalizar transporte de passageiros

Eixo Leste promete ligar SP a RMVale

Escrito por Meon

21 ABR 2025 - 18H08 (Atualizada em 21 ABR 2025 - 18H29)

reprodução

O Trem Intercidades (TIC) Eixo Leste é uma das grandes apostas do governo para revitalizar o transporte ferroviário de média distância no Brasil. O projeto visa conectar São Paulo ao Vale do Paraíba, com São José dos Campos como ponto final. A proposta prevê trens modernos e rápidos, com velocidades superiores a 100 km/h.

+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp

O TIC Leste faz parte de um plano maior de revitalização do sistema ferroviário, que inclui outros três eixos prioritários. O Eixo Norte, que ligará a Barra Funda (São Paulo) até Campinas, já teve contrato assinado e as obras começam no próximo ano. O Eixo Oeste será leiloado em 2025, seguido pelo TIC Leste. O último eixo será o Eixo Sul, que ligará São Paulo ao Porto de Santos.

Alternativas de Trajeto

A Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI) está avaliando ao menos dois trajetos possíveis para o TIC Leste, com conexões com as linhas metropolitanas de São Paulo. As duas opções incluem o uso da ferrovia da Central do Brasil, atualmente dedicada ao transporte de carga, e outro trajeto que passa por Mogi das Cruzes até São José dos Campos, utilizando a Variante do Parateí.

O projeto também estuda as melhores opções de integração com o sistema metroferroviário, com destaque para:

Linha 13–Jade: Facilitando o acesso ao Aeroporto de Guarulhos.

Linha 12–Safira: Próxima à divisa entre Itaquaquecetuba e Guarulhos.

São Miguel Paulista: A partir de um novo traçado paralelo à Rodovia Ayrton Senna.

Mogi das Cruzes: Usando o traçado da Variante do Parateí.

+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI

Prazos e Investimentos

Os estudos de viabilidade do projeto devem ser finalizados até o quarto trimestre de 2026. A partir daí, será definido o traçado oficial e as estações que farão parte do TIC Leste. O tempo de viagem previsto é de aproximadamente 75 minutos, conectando quatro municípios e atendendo mais de 2,7 milhões de pessoas. O governo paulista estima que o investimento total no projeto será de R$ 10 bilhões.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.