Os trabalhadores da LG de Taubaté decidiram durante assembleia nesta terça-feira (30), que permanecerão em estado de greve, motivado pelas notícias do possível fechamento da fábrica de celulares da empresa sul-coreana, enquanto o sindicato tenta negociações com a empresa. Os trabalhadores estão em greve desde a última sexta-feira (26).
Segundo o Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região), em Taubaté, a empresa tem cerca mil funcionários, sendo 400 no setor de celulares, que poderiam ficar desempregados se a empresa fechasse na cidade. De acordo com o secretário de Administração e Finanças do Sindmetau, Juarez Ribeiro, que comandou a assembleia da sexta-feira, a empresa deve fazer um anúncio já em abril.
As negociações entre dirigentes sindicais e a LG começaram na manhã desta terça-feira e de acordo com o presidente do Sindmetau, Cláudio Batista, os representantes da empresa não sabem qual será o futuro do setor de celulares. “Nesta primeira reunião, os representantes da empresa nos mostraram três cenários: a possibilidade de fechamento, reestruturação e venda do setor. Nossas negociações seguem para amparar os trabalhadores em qualquer um desses cenários”, explicou Cláudio.
Segundo o presidente do Sindmetau, o prazo para a LG apresentar uma proposta segue até a sexta-feira da próxima semana, dia 9 de abril. Os representantes da fábrica sul coreana informaram ao sindicato que está em andamento conversas para a venda do setor de celulares para um grupo africano. Mas até o momento não há nenhum acordo firmado.
Trabalhadoras das empresas Sun Tech, de São José dos Campos e Blue Tech, de Caçapava, em assembleia nesta terça-feira (30), decidiram atrasar a produção em uma hora para exigir da empresa informações sobre o futuro da fábrica. As duas plantas são fornecedoras de peças de celulares para a LG de Taubaté e correm o risco de encerrar suas atividades.
Segundo o Sindmetalsjc (Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos), se a fábrica da LG encerrar suas atividades na região, cerca de 420 trabalhadores serão demitidos. Além da Blue Tech e Sun Tech, a 3C também fornece peças para a LG.
Desde o final do mês de fevereiro, a imprensa sul coreana vem divulgando informações sobre a possível venda do setor de celulares da LG. Uma delas foi o interesse da Vingroup, empresa vietnamita, e da Volkswagen (VW), porém as negociações foram encerradas sem um acordo.
Ainda conforme os veículos de comunicação da Coreia do Sul, a LG decidiu encerrar a produção de celulares sob a alegação de prejuízos acumulados há cerca de cinco anos no setor.
Procon-SP orienta sobre prazo para trocar presente que não deu certo
Informações sobre lojas físicas e compras online
Campos do Jordão terá queima de fogos silenciosa, no Parque Capivari
Evento espera receber 10 mil pessoas
RMVale entra em alerta laranja para chuvas e ventos fortes
Há condições para raios e granizo
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.