Greve foi iniciada na manhã desta terça-feira (24)
Reprodução/Sindicato dos Metalúrgicos de SJC
Os trabalhadores da Embraer suspenderam, na manhã desta quarta-feira (25), a greve que havia sido iniciada nesta terça-feira (24), por impasse na campanha salarial, na unidade Faria Lima, em São José dos Campos.
A suspensão ocorreu, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, devido à repressão policial que teria proporcionado à entrada dos trabalhadores na fábrica por meio de um ‘corredor polonês’.
No entanto, a Polícia Militar disse que apenas garantiu o direito de ir e vir para aqueles que queriam trabalhar.
Nesta manhã, os trabalhadores do 1º turno chegaram a votar pela continuidade da greve, mas o setor administrativo decidiu entrar na fábrica e, com isso, de acordo com a categoria, os funcionários da produção foram orientados a fazer o mesmo.
Segundo a Embraer diz que tanto o setor da produção quanto o administrativo funcionam 100% nesta manhã. A empresa diz ainda que apenas 20% dos trabalhadores tinham aderido à greve desde o início do movimento.
Os metalúrgicos informaram também que na noite de ontem representantes da fabricante de aeronaves chamaram a entidade para uma reunião às 21h. O sindicato afirma que a empresa pediu pelo fim da greve, mas não apresentou nenhuma proposta nova.
A negociação salarial entre o sindicato e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), entidade que representa empresas do setor aeronáutico, continua em andamento.
Apesar de toda esta situação na fábrica Faria Lima, as demais unidades de Eugênio de Melo e EDE, ambas em São José dos Campos, além de Botucatu, Campinas, Gavião Peixoto, Sorocaba e Taubaté funcionam normalmente.
Impasse
No último dia 11 de setembro, o Sindicato dos Metalúrgicos se reuniu com a Fiesp para uma rodada de negociação, onde o grupo patronal teria proposto reajuste apenas pela inflação e retirada de direitos.
O sindicato, por sua vez, recusou a sugestão e na última semana aprovou junto aos trabalhadores aviso de greve, que poderia acontecer caso não houve avanço nas negociações.
A Embraer afirma que a última proposta apresentada contempla um reajuste salarial de 3,28% relativo à inflação do período, o qual a Empresa já adiantou neste mês, por liberalidade, para todos os funcionários.
Os metalúrgicos, no entanto, reivindicam reajuste de 6,37%, que corresponde à inflação do período somada a 3% de aumento real, além da renovação da Convenção Coletiva na íntegra.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.