Trabalhadores do turno administrativo da Embraer rejeitaram o fim do home office, anunciado pela empresa, e exigiram que haja negociação sobre o tema com os sindicatos que os representam. A votação ocorreu em assembleia organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, na manhã desta quinta-feira (13), na unidade Faria Lima.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Durante a assembleia, funcionários do administrativo e engenharia reivindicaram, também, que qualquer mudança pleiteada pela Embraer seja feita apenas em 2026. Segundo o Sindicato, a empresa, sem negociação prévia, determinou o retorno ao trabalho 100% presencial a partir de 4 de agosto.
Os trabalhadores aprovaram, ainda, estado de mobilização e reivindicam que a Embraer abra processo de negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos. Também foi votado que haja uma reunião com o CEO da empresa, Francisco Gomes Neto, para que os sindicatos possam expor as reivindicações dos empregados.
“O fim do home office representa muitos prejuízos para os trabalhadores e suas famílias. Diversas pessoas foram contratadas em regime de home office e vivem longe das plantas da Embraer. A empresa fez o anúncio de maneira arbitrária, sem negociação, e não ofereceu respaldo aos funcionários. Por isso, nosso Sindicato organiza essa luta e convida os demais sindicatos para a mobilização”, afirma o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos Herbert Claros.
+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI
De acordo com o Sindicato, em comunicado interno, a Embraer diz que deixará de pagar a ajuda de custo referente ao home office, bem como o vale-refeição para os trabalhadores de unidades que tenham refeitório em suas instalações. Cerca de 5 mil empregados serão atingidos em São José dos Campos e região. O administrativo e a engenharia da Embraer trabalham em home office desde 11 de março de 2020.
Nota da Embraer
O jornalismo do MEON recebeu na tarde desta quinta-feira (13), o posicionamento oficial da Embraer. Em nota, a empresa explica os motivos da volta ao trabalho presencial e a maneira como procederá esse retorno. Veja abaixo:
“Considerando o momento de crescimento da empresa, a Embraer decidiu voltar mais dias por semana ao trabalho presencial, mantendo flexibilidade de um dia por semana de trabalho à distância. Para dar tempo aos colaboradores se adaptarem e também adequar a infraestrutura das unidades para maior fluxo de pessoas, a mudança ocorrerá apenas no início de agosto no Brasil.
A Embraer acredita que a iniciativa contribui para o fortalecimento do vínculo entre as equipes por meio de experiências compartilhadas, colaboração em projetos, desenvolvimento de pessoas, bem como maior agilidade na comunicação e tomada de decisões.”
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.