Saae tinha feito acordo com MP suspendendo serviços em áreas irregulares
Arquivo/Meon
O Tribunal de Justiça concedeu duas liminares obrigando o Saee (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), empresa municipal ligada à Prefeitura de Jacareí, a disponibilizar o serviço de água e esgoto a pessoas que moram em imóveis irregulares no bairro Parque Imperial. A decisão acata pedido da Defensoria Pública de Jacareí.
As duas ações foram movidas pela Defensoria após o Saee firmar acordo com o Ministério Público determinando a suspensão de ligações de água em moradias irregulares até a regularização do tratamento de efluentes.
As liminares concedidas pelo TJ beneficiam uma mulher que reside com dois filhos no Parque Imperial há quatro anos e um homem, que construiu uma casa no bairro mas aguarda a ligação do imóvel à rede de água e esgoto para se mudar.
Segundo a Defensoria Pública, ao pedirem a instalação dos serviços para o Saee, ambos teriam sido orientados a providenciar por conta própria a implantação do sistema de fossas.
Devido ao acordo firmado entre Saee e MP, ainda segundo a Defensoria, os pedidos judiciais para garantir o fornecimento de água e saneamento básico nas áreas consideradas irregulares vinham sendo negados em primeira instância. Por conta disso, o defensor público Bruno Ricardo Miragaia Souza recorreu ao TJ-SP em favor dos dois moradores.
Ele ressalta que o acesso à água é um direito básico garantido tanto pela Constituição Federal quanto pelo Código de Defesa do Consumidor.
“Respeitamos o entendimento de que é preciso vislumbrar uma solução coletiva para o problema, mas isso não afasta o direito das pessoas de ter acesso imediato ao serviço”, avaliou o defensor.
O Meon procurou a Saee, mas não teve retorno até as 18h desta sexta-feira.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.