RMVale

TJ condena EDP a pagar multa de R$ 5 milhões por cobrança ilegal em Caraguá

Concessionária se recusava a realizar a instalação, transferência de titularidade ou o fornecimento de serviços de energia elétrica em imóveis que apresentavam dívidas

Escrito por Meon

29 SET 2021 - 08H50 (Atualizada em 29 SET 2021 - 09H52)

Divulgação/EDP

O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou a concessionária de energia EDP Bandeirantes a pagar uma multa no valor de R$ 5 milhões por violação aos direitos do consumidor no município de Caraguatatuba. A decisão foi tomada pela desembargadora Maria Lúcia Pizzotti.

Segundo o promotor Renato Queiroz, a EDP Bandeirantes estava se recusando a realizar a instalação, transferência de titularidade ou o fornecimento de serviços de energia elétrica em imóveis que apresentavam dívidas junto à concessionaria, mesmo que o débito tivesse sido contraído pelos antigos moradores da residência. 

Em primeira instância, o Judiciário havia determinado apenas que a empresa interrompesse a prática. O Ministério Público recorreu a decisão, e ao atender a demanda, a desembargadora levou em conta a existência de 113 reclamações de munícipes registradas no Procon de Caraguatatuba tratando do mesmo assunto. 

 "Além de intolerável a violação aos direitos desenvolvidos neste voto, é grave permanecer reincidindo diante de legislação, jurisprudência e ação civil pública em seu desfavor", escreveu a relatora Maria Lúcia Pizzotti.

O valor da multa será revertido para um fundo destinado à proteção e reconstituição dos direitos do consumidor em Caraguatatuba.

Em nota, a concessionária se posicionou sobre o caso:

"A EDP informa que está recorrendo da decisão mencionada, posto que na qualidade de concessionária de serviço público federal de distribuição de energia elétrica já observa e cumpre as diretrizes e regras emanadas pelo Poder Concedente, qual seja, o Ministério de Minas e Energia – MME e Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, além das demais legislações em vigor."

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.