Por Do Meon Em RMVale

TCESP lança aplicativo para usuário fiscalizar serviços públicos

Usuário pode enviar fotos e vídeos sobre as condições dos serviços

20160721_aplicativo fiscalize com o tcesp_(Divulgação)

Usuário pode enviar fotos e vídeos sobre as condições dos serviços

Divulgação/TCESP

O TCESP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) lançou nesta semana um aplicativo que permitirá ao usuário enviar informações ao órgão para auxiliar na fiscalização do uso do dinheiro público.

Por meio do Fiscalize com o TCESP, nome dado ao aplicativo, o usuário do sistema público de saúde ou da rede pública de ensino, por exemplo, poderá encaminhar reclamações, fotos e vídeos sobre as condições do serviço oferecido.

A ferramenta  foi desenvolvida pela equipe de informática do tribunal e está disponível gratuitamente na loja Google Play para aparelhos que utilizam o sistema Android. Celulares que utilizam IOS poderão baixá-lo a partir de agosto na Apple Store.

O TCESP ainda terá acesso a data, hora e local exato de onde a informação foi enviada. "Esse aplicativo ajuda a concretizar uma das principais linhas estratégicas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que é buscar uma maior aproximação com a sociedade civil e incentivar o cidadão a ser um fiscal do dinheiro público em seu cotidiano", afirma o presidente do TCESP, Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho.

Ainda segundo o TCE, as informações recebidas serão enviadas diretamente ao sistema de inteligência artificial da instituição para análise e cruzamento, "podendo subsidiar as ações de fiscalização ordinárias e extraordinárias", informa.

"Esta é mais uma ferramenta de controle social que o TCE coloca à disposição da sociedade.   Quanto mais o cidadão utilizar o aplicativo, mais forte e eficiente será o controle social, mais adequada será a prestação do serviço e melhor será o emprego de dinheiro público", explica o Diretor de Tecnologia da Informação, Rodney Idankas.

De acordo com o TCE, o aplicativo permite aos usuários uma alternativa rápida e fácil de apresentar uma denúncia de situações em que são detectadas o mau uso dos recursos públicos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Do Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.