Taubaté sediou, nesta quarta-feira (22), a sua 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, um marco importante para o município no debate sobre questões ambientais. Com o tema central "Emergência Climática: O desafio da transformação ecológica", a conferência reuniu 157 participantes, representando a sociedade civil, o setor público, o setor privado e a comunidade acadêmica, demonstrando o engajamento da cidade na busca por soluções para a crise climática.
Debates Temáticos e Elaboração de Propostas
A programação da conferência foi estruturada em cinco eixos temáticos, que ocorreram simultaneamente em diferentes espaços:
Mitigação
Adaptação e Preparação para Desastres
Transformação Ecológica
Justiça Climática
Essa divisão permitiu que os participantes escolhessem o tema de maior interesse para debate, contribuindo ativamente na elaboração de propostas de ação. As propostas definidas durante a conferência serão encaminhadas para a Conferência Estadual de Meio Ambiente, ampliando o alcance das discussões e buscando soluções em nível estadual.
Seguindo critérios de proporcionalidade, a conferência elegeu uma delegação de 15 representantes para a etapa estadual. A composição da delegação ficou assim definida:
Sociedade Civil (8 representantes): Paula Guimarães de Souza Palmeira, Larissa Antunes da Silva, Ronaldo Rodrigues dos Santos, Fabiana Aparecida Costa Ramos, Leila Suelen dos Santos Scarpa, Mariana Ceres de Almeida, Alex Sandro Vaz da Silva e Marli Aparecida Perim.
Setor Público (4 representantes): Luiza Fernanda dos Santos Pereira, Alessandra Freitas de M. U. dos Santos, Christiane Aparecida de Azevedo Nogueira Costa e Natalia Souto Fonseca.
Setor Privado (3 representantes): Sérgio Luiz Lousada, Giselle Jobim Roessler e Liam Marques Chiovetti.
O secretário de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Taubaté, Gabriel Alcântara, ressaltou a importância do evento e a participação ativa do público. “Foi muito satisfatório observar o engajamento de todos os participantes na Conferência. Foram apresentadas propostas excelentes que certamente serão de grande valia na construção de políticas públicas eficazes e que contribuam para o enfrentamento das mudanças climáticas”, afirmou.
A Conferência Municipal de Meio Ambiente de Taubaté resultou na definição de 10 propostas de ação, sendo duas de cada eixo temático. Essas propostas serão levadas para a etapa estadual da conferência. Além disso, as demais ideias e sugestões levantadas durante o evento serão consideradas pelo município para integrar os planos de ação municipais, reforçando o compromisso local com a sustentabilidade e o enfrentamento da crise climática.
O evento reforçou a necessidade de colaboração e diálogo entre os diversos setores da sociedade para enfrentar os desafios ambientais e promover uma transformação ecológica alinhada com a realidade e as necessidades do município.
Governo discute medidas para reduzir preços dos alimentos
Inflação dos alimentos fechou em 7,69% em 2024
Padres da RMVale encontram com o Papa Francisco
Pontífice enviou orações ao Brasil e à região
USP está entre as 100 melhores do mundo em cinco áreas
Cursos de direito, educação, saúde, artes e ciências sociais estão no ranking britânico
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.