A Vigilância Epidemiológica de Taubaté confirmou nesta terça-feira (16) o primeiro caso de sarampo no município. A vítima é uma mulher, de 54 anos, moradora da região da Vila São José.
De acordo com a prefeitura, este é o primeiro registro da doença na cidade em mais de 20 anos.
A suspeita foi notificada em maio e confirmada pelo Instituto Adolfo Lutz este mês. O quadro dela em relação ao sarampo é estável e seu estado de saúde é monitorado. Em nota, a Prefeitura de Taubaté informou que os familiares próximos da mulher, como marido, filho e neto, receberam o reforço da vacina.
Após confirmação do caso, foi realizada ação de bloqueio vacinal na rua onde ela reside. Ao todo, 101 pessoas foram vacinadas.
Suspeitas
Além desse caso confirmado, Taubaté possui outros seis casos suspeitos que estão sendo investigados pela Vigilância Epidemiológica. Segundo a prefeitura, foram realizadas ações de bloqueio vacinal nas regiões onde foram notificados os casos suspeitos.
A mesma estratégia de bloqueio também foi adotada após a notificação de casos suspeitos na cidade de Caçapava. As ações foram tomadas em trechos de divisa entre as cidades e em locais de circulação em comum, a exemplo do Poupatempo, hipermercado Macro e shopping-centers.
Outras cidades
A exemplo de Taubaté, Caçapava também registrou o primeiro caso de sarampo na cidade nos últimos 20 anos. Além dessas duas cidades, Pindamonhangaba e São José dos Campos também registraram casos da doença em 2019.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.