Campanha nacional contra gripe vai imunizar contra vírus H1N1, H3N2 e Influenza B
Arquivo/Divulgação
A Vigilância Epidemiológica de Taubaté confirmou, nesta segunda-feira (9) mais duas mortes por influenza no município. Já são quatro mortes por gripe na cidade neste ano: de uma bebê de três meses, uma idosa de 70 anos, uma jovem de 20 anos e um rapaz de 19 anos.
Dos seis casos de óbito suspeitos de influenza que estavam sendo investigados em Taubaté, quatro então foram confirmados, um foi descartado e outro ainda não tem resultado. Segundo a prefeitura, 12 casos de internação com suspeita da doença.
A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza está prevista para ocorrer no período de 23 de abril a 1 de junho de 2018, sendo 12 de maio o dia de mobilização nacional. As vacinas vão imunizar contra H1N1, H3N2 e Influenza B.
O Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como formas de prevenção: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar com papel descartável, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal, entre outros.
Em caso de síndrome gripal, a recomendação é procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. Os sintomas de influenza são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações.
Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração (abatimento físico).
A Coordenadora de Vigilância de Taubaté, Stella Zöllner, em entrevista ao Meon explica as diferenças entre a gripe e resfriado e os tipos de influenza.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.