Por Meon Em RMVale

SMS da Defesa Civil ajuda a evitar alagamentos e riscos durante chuvas

Cidadão pode cadastrar CEP para receber alertas pelo celular

Defesa Civil do Estado de São Paulo Foto Divulgacao

Serviço da Defesa Civil envia SMS sobre risco durante chuva, basta se cadastrar

Divulgação

Quem não quer ser surpreendido por inundações e outros problemas causados pelas chuvas de Verão pode recorrer a um serviço da Defesa Civil do Estado que envia alertas por SMS (mensagem de celular) para os cidadãos previamente cadastrados.

O cadastramento pode ser feito a qualquer tempo, basta a pessoa enviar um SMS para o número 40199, escrevendo o CEP de interesse. Para cadastrar mais de um CEP, é necessário enviar uma mensagem por vez. Não há limite para a quantidade de CEPs que podem ser cadastrados.

Segundo a Defesa Civil do Estado, os alertas são curtos, com até 160 caracteres, e visam apenas informar sobre um possível risco. O serviço foi lançado no final de novembro.

A vantagem do SMS é que ele é acessível nos celulares mais simples, sem necessidade de smartphones ou pacote de dados. Por isso, seu alcance é potencialmente maior.

A ferramenta foi desenvolvida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e está sendo implementado em São Paulo pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP).

Leia MaisChuva forte causa queda de árvores em São José nesta terça-feiraJovem de 18 anos sobrevive após ser alvejado por seis tiros em TremembéDefesa Civil de Taubaté declara que não esperava alto volume de chuva

Operação

No dia 1º de dezembro, a Defesa Civil do Estado iniciou a “Operação Chuvas de Verão”, que se estende até 31 de março de 2018.  A iniciativa tem o objetivo de preservar vidas e reduzir danos humanos, materiais e ambientais, principalmente no período de chuvas que se aproxima.

Durante a operação são deflagrados os Planos Preventivos de Defesa Civil, específicos para escorregamentos e inundações, com o objetivo de prevenir e mitigar os impactos associados aos eventos típicos do período chuvoso.

Ao todo, serão operacionalizados oito planos preventivos, que abrangem os 175 municípios mais vulneráveis do Estado, sendo um específico para inundações (Vale do Ribeira) e sete para escorregamentos, que incluem o Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.