Na madrugada deste sábado (5), São José dos Campos viveu um momento simbólico para sua história recente de desenvolvimento: o evento que marcou um ano da retomada dos voos comerciais no Aeroporto Internacional Prof. Urbano Stumpf.
Realizada no salão de embarque, a cerimônia reuniu autoridades locais, representantes do trade turístico e empresários, para celebrar os resultados de um ano de operação e discutir os próximos passos do terminal, que vem se consolidando como peça-chave para a integração regional e a geração de oportunidades.
Desde abril de 2024, quando os voos comerciais regulares voltaram a operar na cidade, o aeroporto já movimentou mais de 35 mil passageiros, com 368 voos realizados e uma impressionante taxa de 98% de pontualidade, além de apenas dois cancelamentos. Os dados colocam o terminal como o quarto mais movimentado do Estado de São Paulo, atrás apenas de Guarulhos, Congonhas e Viracopos — todos eles sob gestão federal ou com décadas de tradição.
Para o prefeito Anderson Farias, o momento representa a consolidação de um projeto de longo prazo:
“Isso é superimportante. Demonstra realmente o potencial que esse aeroporto tem, que nós sempre acreditamos. Um ano depois, estamos comemorando mais de 35 mil passageiros, mais de 368 voos, com apenas dois cancelamentos e 98% de pontualidade. Esses dados mostram a eficiência da logística do aeroporto pela SJK Airport. Agora, precisamos trabalhar ainda mais, em parceria com o Governo do Estado, Governo Federal e a própria empresa.”
A retomada das operações regulares de passageiros não impacta apenas os dados da aviação: ela movimenta a economia, fortalece o turismo e amplia a visibilidade da cidade, que passa a ter um diferencial competitivo frente a outras regiões do país. É o que reforça o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Mário Muniz:
“Estamos comemorando um ano de sucesso do retorno dos voos comerciais em São José dos Campos. Esse aeroporto tem um histórico de idas e vindas, e agora finalmente vemos uma operação contínua e sólida. É uma conquista importante tanto para quem trabalha na cidade quanto para quem deseja fazer turismo. Nossa meta agora é seguir avançando, buscando o aumento da frequência dos voos e a ampliação das rotas.”
Hoje, o aeroporto mantém três voos semanais para o Rio de Janeiro (ida e volta), conectando São José dos Campos diretamente ao principal destino turístico e econômico do país. A diretora de Turismo, Aline Arantes, destacou a importância dessa conexão para o setor:
“É com muita alegria e satisfação que celebramos um ano dos voos comerciais. Nosso trade turístico celebra esse marco com orgulho. Estamos preparados para receber bem todos os visitantes que passarem por São José dos Campos.”
Responsável pela gestão do aeroporto, o presidente da SJK Airport, Eduardo Valle, comemorou os resultados obtidos e apontou para o futuro:
“São números expressivos: 35 mil passageiros, quase 450 voos em um ano, com total regularidade e serviço ágil. Mas ainda é pouco diante do que a cidade merece. Temos muito o que fazer. Precisamos do apoio do governo estadual, municipal, das companhias aéreas e da própria população que quer voar daqui.”
Dentre todos esses passageiros, está o casal Naima e Bruno Bezerra que comentou sobre os serviços do aeroporto e o evento de hoje: " Tem sido muito bacana os voos e os serviços. Hoje em especial fomos surpeendidos com essa orquestra e esse café d manhã para celebrar um ano da retomada dos voos, só temos a agradecer."
O evento, realizado ainda no primeiro voo da manhã, teve um caráter simbólico, mas carrega a representatividade de um projeto que saiu do papel e se consolidou — com infraestrutura, segurança, pontualidade e, principalmente, continuidade.
Agora, o desafio é crescer. E São José dos Campos, com sua vocação industrial, tecnológica e turística, já mostrou que está pronta para isso.
Governo divulga nova lista de trabalho escravo
745 empresas exploraram trabalhadores em condições análogas à escravidão
Greve geral na Argentina contra políticas econômicas de Milei
Centrais sindicais lideram paralisação nacional
Alerta de chuvas intensas e ventos de até 60 km/h na RMVale
Aviso vale até a noite de quinta-feira (10)
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.