RMVale

SJC: Secretária Adjunta de Apoio ao Cidadão, Renata Paiva, fala sobre o Imposto Solidário

Ação é importante para projetos sociais da cidade

Escrito por Meon

02 ABR 2025 - 13H05 (Atualizada em 02 ABR 2025 - 17H51)

Reprodução

A secretária adjunta da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, de São José dos Campos, Renata Paiva, esteve nos estúdios do Podcast Meon Entrevista e falou do lançamento da Campanha sobre o Imposto Solidário. 

+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp

"Estamos fazendo a Campanha do Imposto Solidário aqui em São José, que é uma forma de doação que existe em todo o Brasil. É da Receita Federal, mas muitas pessoas ainda não conhecem."

Durante a entrevista, a secretária-adjunta explicou para onde são destinados os valores do Imposto Solidário: "É a grande oportunidade que as pessoas têm de destinar parte do seu imposto de renda, que vai para Brasília, para seu município. Os valores são direcionados para o Fundo Social do Idoso a fim de atender seus projetos sociais, principalmente para os que mais precisam, através dos inúmeros programas que são apresentados ao Conselho todos os anos. Da mesma forma são destinados ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. O contribuinte pode doar para qualquer um dos dois", esclarece.

"É importante salientar que os projetos para onde o dinheiro é doado são feitos via Chamamento Público e Editais, com toda a transparência necessária. Os recursos são fiscalizados por meio de um plano de trabalho. Assim, o doador sabe onde efetivamente está investindo", destaca Renata.

Sobre os valores doados, ela explica que nenhum contribuinte pagará mais imposto do que já pagaria normalmente: "A pessoa não paga um real a mais além do imposto devido, e nenhum real a menos daquilo que é deduzido, tanto para pessoa física quanto jurídica. Para a pessoa física, pode ser doado até 6% do imposto devido, até 3% para o Conselho Municipal do Idoso e até 3% para o Conselho Municipal da Criança e Adolescente. Para a pessoa jurídica o valor é de até 2%, do lucro real, sendo até 1% para cada Conselho. Vale ressaltar que tem que ser a declaração completa e não a simplificada".

Renata Paiva finaliza: "Com isso, a pessoa vai poder efetivamente nos ajudar a realizar sonhos e a transformar a realidade de idosos, crianças e adolescentes da nossa cidade".

A Prefeitura de São José dos Campos criou um hotsite exclusivo para a mobilização, onde os interessados encontram informações detalhadas sobre como participar. O prazo para declaração do Imposto de Renda 2025 começou em 17 de março e prossegue até 30 de maio.

Assista a entrevista na íntegra! 

Clique AQUI e saiba com doar!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.