RMVale

SJC: Prefeito esclarece mudanças no transporte público da cidade

Até setembro de 2026, todos os ônibus da cidade serão elétricos

Escrito por Meon

18 MAR 2025 - 16H59 (Atualizada em 18 MAR 2025 - 18H00)

Rubens Baracho/Meon

Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (18), o prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), anunciou detalhes sobre a implantação do novo sistema de transporte coletivo da cidade. Segundo o prefeito, até setembro de 2026, toda a frota será renovada e composta exclusivamente por ônibus elétricos, sem impacto no valor da tarifa paga pelo usuário.

+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp

A empresa Green Energy S.A. venceu a licitação e será responsável pela locação dos novos coletivos. O contrato, assinado no último dia 7, prevê a entrega dos primeiros 20 ônibus ainda este ano, com ampliação gradual até a substituição completa da frota.

O secretário de Mobilidade Urbana, Glaucio Rocha, explicou que a EDP fornecerá parte da energia para os coletivos, enquanto outra parte será proveniente de usinas sustentáveis da própria prefeitura. "Toda a alimentação será em média tensão, o que trará economia na recarga dos novos coletivos. O primeiro pátio de carregamento será inaugurado em janeiro, e até setembro de 2026 teremos quatro pátios em operação", destacou.

Implantacão iniciará na Zona Sul

O novo sistema de transporte será implantado inicialmente na Zona Sul, região com maior demanda de passageiros, e depois expandido para outras áreas. "Atualmente, contamos com 384 ônibus operando em 101 linhas. Com a modernização, teremos 424 coletivos cobrindo 134 linhas, ampliando a oferta do serviço", afirmou o prefeito.

O sistema de transporte público da cidade transporta, em média, sete milhões de passageiros por mês. Segundo Anderson Farias, apesar da modernização, não haverá aumento na tarifa. "Tivemos um reajuste recente, mas foi inferior à inflação. A nova tecnologia não impactará os valores pagos pelos usuários", garantiu.

São José dos Campos terá metade da frota elétrica do país

O diretor executivo da Green Energy, Ednaldo Carvalho, destacou que a cidade será pioneira na adoção de uma frota de transporte coletivo totalmente sustentável. Os novos ônibus serão fabricados pela Eletra, empresa brasileira especializada em veículos elétricos.

"Quando a entrega dos coletivos for concluída, mais de mil ônibus elétricos circularão no Brasil, sendo que 50% deles estarão em São José dos Campos. Muitas cidades querem eletrificar suas frotas, mas encontram dificuldades burocráticas e financeiras. Esse modelo servirá de referência para outros municípios", afirmou Milena Romano, representante da Eletra.

O contrato do transporte público também prevê a contratação de uma empresa responsável pela operação do sistema e pela admissão de profissionais, e esse processo encontra-se em fase final de definição.

Anderson explicou que serão quatro as fontes de energia elétrica que abastecerão o sistema de transporte: fazenda fotovoltaica em Cachoeira Paulista, da qual a prefeitura contratou 3,5 MW/h com 25% de desconto e por 25 anos; usina geradora de biogás no aterro de São José (1,7 MW/h); compra de energia no mercado livre e o fornecimento da EDP, caso seja necessário.

+ Leia mais notícias da RMVale



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.