O prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), revelou nesta terça-feira (7) uma série de projetos ambiciosos para o município, com destaque para a implementação de uma frota de ônibus elétricos. A previsão é que todo o sistema de transporte público opere com veículos elétricos até março de 2026.
“A locação dos veículos será concluída no dia 10 de janeiro e a empresa terá 12 meses para entregar. Assim que os ônibus começarem a chegar, já serão incorporados à operação”, explicou o prefeito.
Mobilidade urbana: Linha Verde e novas vias
Farias também abordou o avanço da Linha Verde, cuja segunda fase será dividida em duas etapas:
Jardim Paulista até Via Cambuí
Via Cambuí até Avenida Tancredo Neves
As obras, com previsão de conclusão em 24 meses, devem ser finalizadas até o fim de 2025. Além disso, o prefeito anunciou a entrega das obras da Via Jaguari e Via Oeste até o dia 30 de janeiro.
Habitação: 900 novas unidades
O prefeito prometeu entregar 900 moradias nos próximos três anos. As primeiras 104 unidades estão previstas para serem entregues em até oito meses. Em parceria com o Governo do Estado e o Governo Federal, um investimento de R$ 28 milhões já está destinado para as primeiras construções.
“Temos 12 áreas mapeadas na cidade e trabalhamos em parceria para viabilizar essas habitações. Sozinho, o município não consegue executar todas as obras necessárias”, destacou.
Educação e Saúde
Na educação, o objetivo é municipalizar o Ensino Fundamental 1 até o início do ano letivo de 2025, garantindo que alunos do 1º ao 5º ano estejam matriculados em escolas municipais.
Na saúde, um investimento de R$ 140 milhões, em parceria com o Governo Federal, está sendo direcionado para a construção de uma nova maternidade que fará parte do Hospital da Mulher. A obra, com previsão de 18 meses, deve ser concluída até o final de 2026.
Unificação da poda de árvores
O prefeito também anunciou planos para unificar o serviço de poda de árvores, atualmente dividido entre a Prefeitura e a concessionária de energia EDP. A proposta é que a Urbam assuma o serviço por meio de um contrato com a concessionária, evitando duplicidade de esforços.
“Hoje temos dois serviços separados, o que não faz sentido. Queremos uma gestão única para melhorar a eficiência”, explicou.
Transporte elétrico em três etapas
A operação dos ônibus elétricos será dividida em três fases:
Locação dos veículos
Contratação de empresa para operação do sistema
Fintech para gestão financeira
Segundo o prefeito, o edital atraiu várias empresas, e as propostas serão reveladas na próxima sexta-feira (10).
Com esses projetos, Anderson Farias busca consolidar São José dos Campos como uma referência em sustentabilidade, mobilidade e qualidade de vida.
Natal Luz de Ilhabela atrai mais de 75 mil pessoas
Programação diversificada que durou todo o mês de dezembro
Lula faz discurso em sequência de eventos sobre 8/1
Obras restauradas são devolvidas ao Planalto dois anos após ataques
Pablo Marçal confirma candidatura à Presidência em 2026 pelo PRTB
Empresário já concorreu a prefeitura de SP nas últimas eleições
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.