RMVale

SJC: Prefeito Anderson Farias e o vice Cel. Wilker tomam posse

Cerimônia foi realizada na Câmara Municipal

Escrito por Meon

01 JAN 2025 - 12H00 (Atualizada em 01 JAN 2025 - 12H16)

Claudio Vieira/PMSJC

O prefeito reeleito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD) e o vice, Coronel Wilker, tomaram posse nesta quarta-feira (1º). Além deles, 21 vereadores assumiram o cargo na Câmara Municipal para a legislatura 2025-2028.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

A cerimônia foi presidida pela vereadora mais votada, Amelia Naomi (PT), que teve como secretário na mesa, o vereador Carlos Abranches (Cidadania).

O governador em exercício, Felicio Ramuth, a deputada estadual, Letícia Aguiar, e o secretário de Inovação e Tecnologia da capital paulista, Milton Vieira, estiveram presentes.

O prefeito e o vice-prefeito fizeram a afirmação solene de bem servirem aos cargos para os quais foram eleitos, prestando o seguinte compromisso: “prometo cumprir a Constituição Federal, a Lei Orgânica do Município e demais legislações em vigor, defendendo a justiça social, a paz e a igualdade de tratamento a todos os cidadãos”.

Anderson tem 49 anos de idade, é casado com Sheila e pai de 3 filhos: João Henrique, Mônica e Maria Eduarda.

O PSD, partido do prefeito, tem a maioria dos vereadores eleitos com 6 cadeiras.

Cabe ao prefeito decidir onde aplicar os recursos repassados ao município pelo Estado ou pelo governo federal e como administrar o que é arrecadado de impostos, como IPTU e ISS.

O gestor é responsável pelas políticas de áreas como educação, saúde, moradia, transporte público e saneamento básico. Para isso, conta com secretários que são nomeados. O prefeito também precisa trabalhar junto com os vereadores, que representam os cidadãos no Legislativo municipal.

Os vereadores são responsáveis por elaborar e propor leis. Os vereadores podem decidir, por exemplo, sobre a criação de políticas públicas. E têm a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo e analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas do ano seguinte do município.

Há a possibilidade de vereadores deixarem os cargos para assumir funções na prefeitura. Quando isso acontece, o cargo é assumido por um suplente.

A distribuição das cadeiras na Câmara Municipal de São José dos Campos é a seguinte:

PSD: 6 vereadores

PL: 5 vereadores

PSDB: 2 vereadores

PT: 2 vereadores

PRD: 2 vereadores

Cidadania: 1 vereador

Veja AQUI como foi a posse dos vereadores.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.