RMVale

SJC: Patrulha Maria da Penha já atendeu mais de 1.200 mulheres

Serviço da GCM garante proteção a vítimas de violência doméstica

Escrito por Meon

14 FEV 2025 - 16H00 (Atualizada em 14 FEV 2025 - 17H14)

Reprodução

Desde sua criação, em junho de 2019, a Patrulha Maria da Penha tem sido um importante instrumento de proteção para mulheres vítimas de violência doméstica em São José dos Campos. Segundo dados da Secretaria de Proteção ao Cidadão, o serviço já atendeu 1.244 mulheres e resultou na prisão de 96 agressores por descumprirem medidas protetivas.

+ Leia mais notícias da RMVale

+Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

A iniciativa da Guarda Civil Municipal (GCM) tem como objetivo garantir a segurança das mulheres que possuem medidas protetivas, por meio de visitas regulares, fiscalização do cumprimento das decisões judiciais e patrulhamento preventivo nos locais frequentados pelas vítimas. Para preservar a identidade das atendidas, as viaturas não possuem identificação e as equipes contam com guardas femininas, proporcionando um ambiente mais acolhedor.

Tecnologia a favor da proteção

Para reforçar a segurança das vítimas, a Prefeitura de São José dos Campos disponibiliza um dispositivo de emergência que, ao ser acionado, envia um alerta imediato ao Centro de Segurança e Inteligência (CSI). Dessa forma, uma equipe da GCM é mobilizada imediatamente para prestar atendimento à mulher em situação de risco.

O programa é realizado em parceria com a Vara de Violência Doméstica e Familiar de São José dos Campos, Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Secretaria de Saúde, Apoio ao Cidadão e o Ministério Público do Estado de São Paulo.

Como funciona o atendimento?

Monitoramento diário: A Vara de Violência Doméstica informa à GCM os locais que necessitam de patrulhamento, garantindo acompanhamento constante.

Dispositivo de emergência: Mulheres cadastradas no programa recebem um botão de pânico, conectado ao CSI, para acionamento imediato em caso de perigo.

Resposta rápida: Sempre que um chamado é feito, a equipe da Patrulha Maria da Penha age com eficiência para garantir a segurança da vítima.

Mulheres que fazem parte do programa podem acionar o botão de emergência a qualquer momento. Já aquelas que não estão cadastradas e precisam de ajuda podem entrar em contato pelos números 153 (GCM) ou 190 (Polícia Militar).

“A Patrulha Maria da Penha segue trabalhando para garantir mais segurança e proteção às mulheres de São José dos Campos”, destacou a Prefeitura.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.