O Museu do Folclore de São José dos Campos recebeu, em 2024, um total de 29.837 pessoas, entre visitantes em seus diferentes espaços (exposição, biblioteca, brinquedoteca e presépio) e participantes das atividades realizadas durante o ano, como Ciclo de Natal, Museu Vivo, Mês do Folclore, Terças com Museologia e outras.
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
Outras atividades em que houve a participação e parceria do Museu do Folclore também merecem ser destacadas, como a 10ª Flim (Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha), em setembro, e a exposição temporária “Bandeiras, violas e figureiras: a natividade no Vale do Paraíba”, montada no MAS (Museu de Arte Sacra de São Paulo) de 7 de dezembro a 12 de janeiro.
Dezembro
Em dezembro, foram recebidas 1.992 pessoas, sendo 1.676 em visitas à exposição de longa duração, 781 ao presépio, 73 à biblioteca e 46 à brinquedoteca; além de outras 316 participantes de atividades, como abertura do presépio (300), Roda de Fazeres (9) e Grupo de Estudos (7).
“Para este ano, nosso compromisso é continuar valorizando a cultura popular da região, assim como seu patrimônio (material e imaterial) e seus detentores de saberes e fazeres, seja por meio dos nossos espaços e das nossas atividades, que estarão sempre de portas abertas para o público”, enfatiza a gestora do museu, Camila Inês.
Visitas
As visitas espontâneas à exposição podem ser feitas de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h, com entrada gratuita. Já as visitas em grupo devem ser pré-agendadas pelo site do museu, no link visite o museu.
Os demais espaços podem ser visitados nos seguintes dias e horários: biblioteca (de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h) e brinquedoteca (de terça a sexta, das 9h às 12h, e das 14h às 16h30).
Gestão
O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo que funciona no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.
Gracyanne Barbosa pode ser chamada à Justiça enquanto participa do BBB25
A musa fitness é acusada de apropriação indébita
TST lança licitação para contratação de buffet para eventos
Objetivo é atender a diversos eventos realizados pela Corte
Tecnologias avançadas ajudam nas investigações do ataque ao MST
A Polícia Civil continua a busca pelos responsáveis pelo ataque em Tremembé
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.