Com o início do novo ano, é hora de estabelecer novas metas literárias para 2025. Em São José dos Campos, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) celebra o Dia do Leitor, comemorado nesta terça-feira (7), com diversas ações para incentivar a leitura em toda a cidade. Além das oficinas literárias oferecidas nas casas de cultura, a instituição também financia a publicação de obras por meio do Fundo Municipal de Cultura, promovendo a literatura local e o incentivo à leitura em diversas faixas etárias.
O Clube do Livro, realizado mensalmente em São Francisco Xavier, é um dos destaques dessa programação. Criado pela Associação Amigos da Biblioteca, o evento reúne leitores na última quinta-feira de cada mês, proporcionando um espaço para a troca de ideias e discussões sobre livros. Com vagas limitadas a 25 participantes, o clube tem se mostrado um sucesso, atraindo leitores engajados.
George Furlan, escritor e ex-professor da oficina de escrita criativa da FCCR, compartilha sua visão sobre a leitura. Para ele, a leitura é uma prática essencial que vai além de um simples hábito. "A leitura transporta, informa, inspira, motiva. Ler, para mim, é antes de tudo descortinar horizontes inesperados, ideias, palavras e histórias", afirma. Furlan acredita que os livros, assim como as pessoas, exigem um relacionamento contínuo e intenso.
Além dos clubes e oficinas, a Fundação Cultural apoia autores locais, como Mirian Cris, escritora de “Tuco o catador de palavras”. O livro infantil narra a história de um menino, filho de catadores de papelão, que sonha em aprender a ler e escrever, mostrando como a leitura pode transformar vidas e realidades. A obra de Cris foi financiada por leis de incentivo à cultura e está disponível na Casa de Cultura Lili Figureira, na região sudeste.
Para quem deseja mergulhar no universo da literatura, a Fundação Cultural oferece diversas opções de atividades e espaços para ler e aprender. Aproveite para deixar o celular de lado e dedicar um tempo para a leitura!
Atlético Guará e Vitória da Conquista empatam pela Copinha
Times seguem fora da zona de classificação do grupo
SP alerta banhistas sobre riscos de entrar no mar após chuvas intensas
Recomendação busca prevenir doenças causadas por contaminação da água
SJC: Procon-SP encontra diferenças grandes nos preços de material escolar
A maior variação encontrada chegou a 404%
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.