A Defesa Civil Municipal de São José dos Campos apresentou, nesta quinta-feira (28), o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) 2024-2025, voltado ao enfrentamento do período de chuvas na região do Vale do Paraíba.
O evento ocorreu no Cefe (Centro de Formação do Educador), e teve como objetivo mobilizar órgãos públicos e privados integrantes do Plano de Contingência Municipal (Plancon).
Estiveram presentes representantes da Sabesp, EDP, Corpo de Bombeiros, Fundo Social de Solidariedade, das secretarias municipais de: Mobilidade Urbana, Apoio Social ao Cidadão, Saúde, Obras, Manutenção da Cidade e Proteção ao Cidadão, além de entidades parceiras, Polícia Civil e da Coordenação Regional da Defesa Civil - representando o Estado de São Paulo.
Ações conjuntas
Durante a apresentação, a coordenação da Defesa Civil de São José dos Campos ressaltou a importância do trabalho conjunto entre a entidade e parceiros. Alguns momentos marcantes do trabalho da equipe, como o apoio prestado ao estado do Rio Grande do Sul, durante as chuvas neste ano, foram citados. O público presente se emocionou ao ouvir a história de uma criança que enviou uma cartinha com desenhos para agradecer pelas doações recebidas.
A união e a mobilização de todos faz a diferença ao enfrentar desastres e situações adversas para salvar vidas e foi uma das mensagens de destaque.
O major Reis, comandante do Corpo de Bombeiros e coordenador regional da Defesa Civil do Estado, também reforçou sobre a integração. “Participar dessa reunião é uma oportunidade valiosa para reforçarmos a importância do trabalho integrado entre os diversos órgãos e instituições", frisou.
Núcleos de Proteção e Defesa
A Prefeitura segue comprometida com a adoção de planos de contingência e ações preventivas para garantir respostas rápidas e eficazes a desastres geológicos e hidrológicos, como inundações, enxurradas, alagamentos e deslizamentos.
Neste sentido o município ampliou de 3 para 19 os Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), que atuam em estreita colaboração com a comunidade local oferecendo capacitação para que os moradores estejam preparados para reconhecer sinais de perigo e agir de forma adequada em situações de emergência.
Além disso, atua de forma ativa e solidária em ocorrências fora do município, reforçando seu papel humanitário e colaborativo.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.