Os estudantes que participaram do Enem 2024 já podem se inscrever no SiSU (Sistema de Seleção Unificada) a partir de sexta-feira (17). Neste ano, o programa oferece mais de 261 mil vagas em 124 universidades públicas em todo o Brasil, abrangendo 6.851 cursos de graduação. As inscrições seguem até o dia 21 de janeiro.
Quem pode se inscrever no SiSU?
Para participar, é necessário ter concluído o ensino médio e realizado o Enem 2024. Além disso, o candidato não pode ter zerado a redação. A inscrição é feita exclusivamente online, no portal do SiSU, utilizando o login do gov.br. Os candidatos devem preencher um perfil socioeconômico e selecionar até dois cursos de sua preferência, informando a instituição, o turno e a localidade.
Como se inscrever no SiSU?
Durante o período de inscrições, que vai de 17 a 21 de janeiro, os candidatos podem acompanhar a classificação parcial, o que ajuda a visualizar suas chances de ser selecionado para o curso desejado. As inscrições são feitas de forma simples, e o sistema calcula a nota de corte diariamente, com base no número de inscritos e nas vagas disponíveis em cada curso.
O que é a nota de corte?
A nota de corte é definida com base no número de vagas ofertadas e no número de candidatos inscritos em cada curso. Ela é atualizada diariamente e serve para informar aos candidatos qual é a pontuação necessária para ser aprovado, dependendo da modalidade de concorrência.
Quais cursos estão disponíveis?
O SiSU oferece um total de 261.779 vagas, distribuídas em cursos de diversas áreas de conhecimento. São 6.851 opções de graduação, em 124 universidades e institutos públicos de todo o Brasil. Os candidatos podem escolher as vagas de acordo com suas preferências, filtrando por curso, instituição ou cidade.
Posso escolher o semestre de ingresso?
Não é possível escolher o semestre de ingresso. O aluno será direcionado para o semestre de acordo com sua classificação no curso escolhido. É importante que todos os candidatos realizem a inscrição em janeiro, independentemente do semestre em que pretendem começar os estudos.
Como o SiSU funciona?
O SiSU é o sistema utilizado para a seleção de alunos para as universidades públicas brasileiras, com base nas notas do Enem. As instituições podem adotar critérios diferentes para a seleção, como o peso maior para determinadas áreas do conhecimento, como matemática ou ciências humanas, dependendo do curso.
Cronograma do SiSU 2025:
Inscrições: de 17 a 21 de janeiro de 2025
Resultado: 26 de janeiro de 2025
Matrículas: de 27 a 31 de janeiro de 2025
Manifestação de interesse para a lista de espera: de 26 a 31 de janeiro de 2025
Taubaté: Estacionamento do AME e Centro Lucy Montoro serão cobrados
Prefeitura alega que não é responsável pelas cobranças
SP avança em geração de energia solar fotovoltaica
O Brasil tem 49% de participação de renováveis
Moraes nega ida de Bolsonaro para posse de Trump nos EUA
Devolução do passaporte é negado pela quarta vez
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.