O setor industrial de Taubaté já conta com mais de 20 mil trabalhadores, segundo dados do Ministério do Trabalho. O resultado reflete três anos consecutivos de alta nos empregos na área. Além disso, o setor também começou 2025 aquecido e lidera a geração de novas vagas na cidade, com saldo de 381 postos de trabalho em janeiro e fevereiro.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Os dados do Novo Caged (Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados) foram divulgados no fim de março. Desde que o novo sistema foi lançado, em 2020, essa é a primeira vez que Taubaté atinge o acumulado de 20.223 trabalhadores com carteira assinada na indústria.
O total de trabalhadores no setor chegou a cair para 17.735 em 2021. Mas depois disso já são três anos de recuperação. Em 2022, foram criadas 255 vagas. No ano seguinte esse número foi de 930. E em 2024 foram mais 922. Só nos dois primeiros meses de 2025, a cidade conquistou 381 postos de trabalho.
Para o presidente do Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região), Claudio Batista, o Clauldião, a retomada dos empregos na indústria é reflexo dos programas de incentivo do Governo Federal. Além disso, Claudião citou a produção do novo veículo da Volkswagen Taubaté.
“A possibilidade de mais contratações no setor industrial em Taubaté é muito grande, pois com o novo carro sendo produzido no município a expectativa é de que toda a cadeia automotiva contrate trabalhadores nos próximos períodos”, avaliou Claudião.
O economista Fernando Lima, supervisor técnico do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), de São Paulo, afirma que o ótimo desempenho industrial observado em 2024 continua a repercutir em 2025.
“Os dados do mercado de trabalho demonstram que o pessimismo de alguns analistas sobre o desempenho da economia brasileira em 2025 não está ocorrendo. E isso é bom justamente para os trabalhadores de Taubaté", declarou Lima. Ele também destacou o crescimento acima do esperado da economia brasileira como um dos fatores para a alta na geração de empregos.
A economia brasileira cresceu 3,4% durante o ano de 2024. O índice corresponde ao PIB (Produto Interno Bruto), que é a soma de tudo o que o país produziu no ano passado. Esse é um dos indicadores mais importantes para avaliar o desempenho da economia nacional.
Embraer entrega 30 aeronaves no 1º trimestre de 2025
Valor é 20% maior do que o mesmo período do ano passado
SJC: Inscrições para a Festidança começam nesta quinta-feira (3)
Objetivo de incentivar a criação coreográfica e o intercâmbio cultural
4ª edição do Colinas Music começa nesta quinta-feira (3)
Evento é gratuito e começa com a Banda Classical Queen
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.