Nesta quinta-feira (24), pessoas trans, suas famílias e entidades de apoio à comunidade LGBTQIAPN+ irão ocupar as ruas em diversos lugares do Brasil para protestar contra a resolução 2.427/2025 publicada pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), que segundo os organizadores é um verdadeiro retrocesso e um ataque à dignidade e saúde das pessoas trans e travestis.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Em São José dos Campos, a manifestação é convocada pela Associação Transbordamos, com apoio de diversas outras entidades da região (Centro Joseense da Diversidade Kika Medina (CJD), Associação Sanja Mais, Ong Mães Pela Diversidade e Aliança Nacional LGBTI+) e vai acontecer a partir das 15h30, em frente à sede do Conselho Regional de Medicina, na Av. Dr. Nelson D'Avila, 389.
Os organizadores dizem que a resolução do CFM restringe drasticamente o acesso de adolescentes trans à saúde. Além de proibir bloqueadores hormonais, que possibilitam que pessoas com esse tratamento tenham tempo para entender seus processos, dificulta, também, o início da hormonização e impõe 21 anos como idade mínima para cirurgias de afirmação de gênero.
“As novas regras do CFM não só desrespeitam o direito à autonomia e autodeterminação das pessoas trans, como também reforçam a transfobia institucional dentro da saúde pública e privada no Brasil. Não vamos aceitar mais esse ataque. Chega de exclusão e preconceito”, disse a fundadora da associação Transbordamos, Bruniely Lemos.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.