A 38º edição do Festivale (Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba), acontece de 18 a 24 de novembro, em São José dos Campos. Espalhado por toda a cidade, um dos maiores eventos das artes cênicas do Brasil traz na programação obras gratuitas de diferentes lugares do país, espetáculos premiados, oficinas e debates. O Festivale é realizado pela Prefeitura de São José dos Campos e pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
O festival apresenta ao público, anualmente, o que há de melhor, mais criativo e mais surpreendente nos palcos nacionais. A abertura será com o espetáculo Tio Vânia, do Grupo Tapa, nesta segunda (18), às 20h. A peça, dirigida por Eduardo Tolentino de Araujo, leva ao palco do Teatro Municipal um clássico de Anton Tchekhov (1860-1904).
O evento oferece ao público a oportunidade de acompanhar a montagem feita pelo Grupo Tapa, um dos mais importantes coletivos teatrais do Brasil, que completou em junho 45 anos de atividade.
Depois de percorrer o mundo e diferentes tempos históricos, Tio Vânia chega a 2024 como se tivesse sido escrito hoje.
Intrigas amorosas, mágoas familiares regadas a humor e sátira ao melodrama são os ingredientes que Tchekhov manipula em Tio Vânia para tocar no tema essencial da peça escrita em 1896: a Terra. A devastação da natureza e a disputa pela velha propriedade.
Encerramento
O Festivale termina com o espetáculo Frida Kahlo, dia 24, às 20h, no Teatro Municipal.
O solo traz uma Frida Kahlo lúcida, solar, celebrando o Dia dos Mortos, em uma festa belíssima na tradição mexicana. Enquanto prepara um jantar para seus convidados, vivos ou mortos, passeia por sua vida relembrando e trazendo os personagens que passaram por sua história. Poesia, paixão, comicidade em um espetáculo de extrema teatralidade.
Inscrições
O Festivale recebeu a inscrição de 179 espetáculos de todo o país. Desse total, foram selecionadas 20 peças de diferentes gêneros. Também desembarcam na cidade espetáculos convidados.
Dos selecionados, são oito espetáculos de São José, oito de outras cidades paulistas e quatro de diferentes estados.
As propostas selecionadas, além de São José dos Campos, são de Taubaté, Pindamonhangaba, São Paulo, Ribeirão Preto, Santa Bárbara d’Oeste, Manau, Belo Horizonte, Itajaí e Florianópolis.
O Festivale também trará debates e workshops para artistas e interessados na área.
Sob a responsabilidade de ser um dos mais importantes festivais de teatro, o Festivale contribui para o fortalecimento da criação, produção artística e a integração e o intercâmbio entre os grupos teatrais, sem contar com o estímulo à economia criativa, que movimenta técnicos operadores de luz e som, figurinista, costureira, cenógrafo, entre vários outros profissionais.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.