Com o objetivo de ampliar a conscientização e a prevenção, a Prefeitura de São José dos Campos iniciou a distribuição, para os munícipes, do Manual do Fluxo de Atendimento à Mulher vítima de violência doméstica.
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
O material está sendo entregue nas unidades das secretarias que participam deste fluxo de atendimento e nas entidades que atuam na área.
O guia foi disponibilizado nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e nos Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência), da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, e em unidades da rede municipal de saúde, como: UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve, Hospital Municipal e Hospital de Clínicas Sul e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).
Também está sendo distribuído pelos agentes de combate às endemias, que diariamente estão nas ruas conscientizando a população e realizando o trabalho preventivo contra a dengue e outras arboviroses.
Os guardas civis municipais da Patrulha Maria da Penha, que atuam na prevenção e combate à violência contra as mulheres, estão entregando o material durante suas ações.
Foi disponibilizado, ainda, para as escolas municipais e entidades da sociedade civil organizada parceiras da Prefeitura nas ações sociais.
Apoio Popular
Munícipes que estiveram na Cras Centro nesta segunda-feira (10) destacaram a importância da conscientização para ampliar a prevenção e diminuir os casos de violência contra as mulheres.
"A Prefeitura está de parabéns. Antes, não havia este material. Quanto mais conscientização e orientação, mais chance teremos de evitar a violência contra as mulheres", disse a promotora de vendas Elza Maria Moreira, que tem 63 anos e mora no Jardim Topázio, na região central.
"É muito importante esta ação de conscientização. Todos temos que ajudar no combate à violência contra as mulheres. Este manual vai ser fundamental e contribuirá para a prevenção", afirmou o vigilante Sangar Cardoso Martins, que tem 40 anos e mora na região central.
O manual
Com 41 páginas e de caráter permanente, o Manual do fluxo de atendimento à mulher vítima de violência é uma ferramenta importante de trabalho para todos os profissionais, de instituições públicas e privadas, que atuam na rede de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.
O material foi desenvolvido pela Prefeitura, em parceria com o Ministério Público e entidades que atuam na defesa das mulheres.
Os fluxos de atendimento realizados pela Prefeitura, através das secretarias de Apoio Social ao Cidadão; Educação e Cidadania; Saúde; e Proteção ao Cidadão, são divulgados no material.
Nos órgãos de defesa e responsabilização, estão incluídos Conselho Tutelar; Defensoria Pública do Estado de São Paulo; poder Judiciário; Ministério Público; Polícia Civil (Delegacia de Defesa da Mulher) e Polícia Militar.
Capacitação e atualização
Nas entidades de atendimento à mulher, o manual lista os fluxos de atendimento da Associação Guadalupe; Associação Transbordamos; Centro Dandara de Promotoras Legais. Grupo Mulheres do Brasil e SOS Mulher.
Os profissionais que atuam na prevenção e combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres passarão por capacitações constantes. O manual será atualizado sempre que houver novos fluxos e serviços.
Jacareí recebe ‘Festa do Morango e Pistache’
Evento tem entrada gratuita a partir desta quinta-feira (13)
Hospital Regional do Litoral Norte abre processo seletivo
Inscrições vão até sexta-feira (14) com salário de até R$ 5,9 mil
Liga Árabe rejeita proposta de deslocamento de palestinos de seus territórios
Egito apresentará proposta para reconstrução da região
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.