Por Felipe Kyoshy Em RMVale

S. José e Taubaté são bem ranqueadas em índice de qualidade de vida

Dados foram divulgados nesta segunda-feira (30), na Câmara

2014_SAO JOSE DOS CAMPOS_Anel Viario_Foto- Warley Leite-111.jpg

São José e Taubaté recebem boa avaliação em índice de qualidade de vida

Arquivo/Meon

São José dos Campos e Taubaté receberam avaliação positiva no Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), que mediu a qualidade de vida dos municípios paulistas em 2016. O estudo foi elaborado pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) em parceria com o Instituto Legislativo Paulista (ILP).

Leia MaisContra roubos, comerciantes de São José usam barreiras em frente à lojasSão José tem diminuição de 20% no número de mortes violentas em 2017Região tem diminuição de 21,7% de assassinatos em um ano

O índice é inspirado no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), das Organizações das Nações Unidas (ONU) e leva em consideração dimensões de riqueza, longevidade e escolaridade dos municípios.

A apresentação dos dados foi feita nesta segunda-feira (30), na Câmara de São José dos Campos, pelo presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), deputado estadual Cauê Macris (PSDB).

São José apresenta longevidade de 74 anos, acima da média estadual, assim como a escolaridade. O aproveitamento adequado em português e matemática de alunos do 5º ano da rede pública cresceu de 51,1% para 58,5%.

Queríamos também nortear os gestores também sobre a qualidade do gasto público"

Cauê MacrisPresidente da Alesp

Taubaté tem longevidade de 69 anos, também acima da média estadual. O nível de atraso escolar na cidade, por exemplo, reduziu de 16% para 13,9%. As duas cidades estão no grupo 1 do índice, considerada a elite do ranking.

“Além de mostrar o índice de qualidade de vida, queríamos também nortear os gestores também sobre a qualidade do gasto público. Tão grave quanto a corrupção é a má gestão dos recursos. Acreditamos que assim possam ser feitos os investimentos de maneira correta. Tenho certeza que isso poderá ajudar as cidades no futuro”, comenta o Cauê Macris.

Outras cidades da RMVale também foram bem avaliadas, casos de Caçapava e Jambeiro. No grupo 2 estão Campos do Jordão, Caraguatatuba, Guaratinguetá, Pindamonhangaba, São Sebastião e Ubatuba. No geral, a região é a quinta colocada em riqueza , 11ª em longevidade e 11ª em escolaridade. 

caue_macris

Cauê Macris (PSDB) preside a Assembleia Legislativa de SP e esteve em São José dos Campos falando sobre o índice

Divulgação

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Felipe Kyoshy, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.