1/14
As cidades litorâneas guardam igrejas, museus e prédios que remontam o passado da região e são verdadeiras aulas de História. Veja o roteiro que elaboramos abaixo para você curtir com sua família e amigos.
Com prédios e arquitetura que remontam os séculos 17 e 18, o Centro Histórico de São Sebastião abriga um preservado casário colonial, com destaque para a área tombada de sete quadras que inclui a Igreja Matriz, a Casa de Câmara e Cadeia Pública, a Capela de São Gonçalo (com Museu de Arte Sacra) e a Casa Esperança.
Marco histórico da cidade, a Fazenda Engenho d’Água foi construída no período da produção açucareira do litoral, em meados do século XVIII. Em sua área territorial de mais de 43 m² está a casa sede, feita de alvenaria de pedra e cal e de pau-a-pique e a casa maior, que segue a tradição das ilhas atlânticas, em um sobrado avarandado. Em 2015, a prefeitura de Ilhabela transformou o local no “Parque Municipal Fazenda Engenho D’Água”.
Construída pelo arquiteto Rino Levi, um dos principais expoentes da arquitetura moderna brasileira, o projeto da residência de veraneio foi encomendado pelo Senador Severo Gomes. O projeto foi concebido em 1958 e realizado em 1962, unindo características das casas urbanas à paisagem. O imóvel fica num grande terreno plano entre a montanha e a praia. Levi é um dos principais expoentes da arquitetura moderna brasileira.
Desde as primeiras décadas do século XIX, Picinguaba constava da lista dos bairros integrantes da Terceira Companhia de Ordenanças de Ubatuba. Era um dos mais populosos e prósperos da cidade e seus habitantes se dedicavam à pesca e à agricultura. As habitações caiçaras têm por características a frente voltada para o mar, as construções em pau-a-pique, com telhados cobertos por sapé ou folhagem, chão de terra batida e poucas janelas. A vila é considerada como um dos últimos redutos do litoral paulista a conservar tradições caiçaras no eixo da estrada Rio-Santos.
Destaque para o centro são a Basílica do Senhor Bom Jesus, local de peregrinação de devotos que abriga o Museu de Arte Sacra e Casa do Patrimônio, centro cultural com biblioteca, videoteca e exposições sobre a história da cidade. Historicamente, Iguape teve importante relevância na comercialização de ouro, o que a transformou no centro de distribuição de riquezas, com a Casa Fundição.
Casas modestas, com fachadas de pedra e argamassa de areia e cal nos transportam para o final do século XVIII e início do século XIX. A Igreja de São João Batista, construída pelos jesuítas no século XVI, é uma das mais antigas do país e foi usava como fortificação pelos portugueses durante a colonização.
Um museu voltado ao resgate histórico da comercialização do café no Brasil, a Bolsa está localizado a cerca de 80 km da Capital, ligado ao Porto de Santos, o edifício do Museu é facilmente reconhecido por sua arquitetura que mistura elementos de diferentes movimentos arquitetônicos, como o neoclássico e o barroco. Em 2009, foi tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.