A Secretaria Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), em colaboração com a Secretaria Estado de Desenvolvimento Econômico (SDE), facilitou 546 encaminhamentos de pessoas com deficiência por meio dos Polos de Empregabilidade Inclusiva (PEI) das regiões do Vale do Paraíba e Litoral Norte no último ano.
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
A região contou com 1.604 admissões de pessoas com deficiência entre janeiro e outubro, conforme dados coletados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), disponíveis no Observatório dos Direitos da Pessoa com Deficiência, entre as quais 47 foram incluídas via PEI.
Os PEIs do Vale do Paraíba e Litoral Norte, além de 4 unidades operacionais na região, tem vagas disponíveis para pessoas com deficiência interessadas em entrar ou retornar ao mercado de trabalho. O atendimento pode ser on-line ou presencial por agendamento.
Além do encaminhamento, os Polos oferecem suporte para empresas e candidatos. Nos PEIs, as pessoas com deficiência fazem entrevistas de habilidades, competências e interesses profissionais. Além disso, identificam oportunidades nas empresas e apoiam profissionais de recursos humanos no período pós-contratação, conforme Metodologia do Emprego Apoiado. Os PEIs também direcionam pessoas com deficiência a cursos gratuitos de qualificação técnica e empreendedorismo.
"Os resultados do ano passado vão além dos números. Estamos vendo grandes empresas do varejo e de serviços mostrando ao mercado que a inclusão é viável e gera resultados positivos, principalmente para as pessoas com deficiência que têm a oportunidade de desenvolvimento e de crescimento profissional”, explica o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
“As equipes dos PEIs, além de selecionar e preparar as pessoas com deficiência para o mercado de trabalho, contatam empresas em diversos municípios para apresentar e participar do programa, aplicando a metodologia do Emprego Apoiado. Desta maneira, as empresas absorvem estes profissionais para vagas efetivas", diz a coordenadora de Empregabilidade da SEDPcD, Silvana Gimenes.
Além de Caraguatatuba e São José dos Campos, o estado conta com outros 15 Polos de Empregabilidade Inclusiva distribuídos nas cidades de São Paulo, Registro, Campinas, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Bauru, Santos, Piracicaba, Ribeirão Preto, Barretos, Sorocaba, São José do Rio Preto, Itapeva e Franca, e um total de 31 unidades operacionais, incluindo Lorena, Jacareí, Taubaté e Pindamonhangaba.
Empresas que têm interesse em se juntar ao programa Meu Emprego Inclusivo podem se cadastrar no site empregoinclusivo.sedpcd.sp.gov.br ou diretamente nos Polos de Empregabilidade Inclusiva de suas regiões, onde também receberão suporte sobre práticas adequadas para a contratação de pessoas com deficiência.
Jornalista de 61 anos é assassinado na RMVale
Homem foi baleado dentro do carro ao chegar em casa
Distrito do Centro de SP completa 1 ano
Local demonstra eficácia na implementação de ações
Pesquisa revela aumento alarmante de câncer entre mulheres jovens
Sociedade Americana do Câncer aponta crescimento de casos em mulheres abaixo dos 50 anos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.