Igreja está fechada desde 2010
Sandy Oliveira/Meon
As obras de restauro da Igreja do Rosário, em Taubaté, ainda não tem data para sair do papel. Fechada desde setembro de 2010, após interdição da Defesa Civil, a Igreja sofre com a falta de recursos para o restauro.
A Fundação Dom Couto, responsável pela igreja, depende de aporte financeiro de terceiros para dar continuidade às obras. Sem previsão para ser finalizada, a entidade tenta uma soliticação junto da Prefeitura começar a segunda etapa da obra.
Em novembro de 2016, a Prefeitura de Taubaté, por meio de convênio com a Fundação Dom Couto, concluiu a primeira fase da reconstrução. O repasse de R$ 799.685,38 foi usado para o restauro da cobertura e dos forros do prédio. Por nota, a prefeitura informou que “o convênio foi somente para o reparo do telhado”.
A diretora executiva da Fundação Dom Couto, Lilian Mansur, conta que, apesar de não haver parceria ou data para as obras continuarem, há empenho para que a igreja seja aberta. "Temos vontade, mas temos que aguardar uma posição da prefeitura".
História
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que no início era apenas uma capela, foi construída em 1.700 e 1.705 pela Irmandade de Nossa Senhora dos Homens Pretos.
O prédio, já foi residência de verão de bispos e cardeais do Rio de Janeiro, pertenceu à Unitau (Universidade de Taubaté) e iniciativa privada e, atualmente, é de responsabilidade do poder público.
Restauro está paralisado
Sandy Oliveira/Meon
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.