A ponte estaiada é uma solução de engenharia destinada a vencer grandes vãos e espaços maiores. Economicamente, a ponte estaiada pode ser considerada muito mais viável nos seguintes casos:
1. É mais econômica do que pontes comuns para vencer áreas que cruzam rios e canais;
2. É a melhor opção para a construção de pontes com mais de 150 metros;
3. É indicada para locais onde há a passagem de embarcações;
4. É uma alternativa mais moderna e sofisticada, tornando-se bem mais bonita do que uma ponte comum.
Segundo especialistas, existem casos em que a ponte estaiada não é recomendada para ser construída, principalmente para vencer pequenos vãos, tornando-se uma alternativa cara e inviável.
Diferentemente das pontes comuns, as pontes estaiadas contam com quatro elementos estruturais que as sustentam. São eles:
- Estais
- Mastros
- Tabuleiro
- Fundação
Todas as partes da ponte são de extrema importância e, caso uma delas falte, a ponte pode se tornar instável e perigosa.
De uma maneira geral, a ponte estaiada é considerada uma obra arrojada, que, além de promover melhorias de infraestrutura e mobilidade urbana, também garante o embelezamento e a modernização das cidades.
Historicamente, esse tipo de construção começou a se tornar popular na Europa, na década de 1960. Essa estrutura de ponte é classificada por engenheiros como uma evolução do estilo de ponte pênsil.
A primeira ponte estaiada do Brasil foi construída em 1999, na região do metrô Santo Amaro, em São Paulo.
Existem tipos diferentes de pontes estaiadas?
Sim! As pontes estaiadas podem ser classificadas de duas maneiras: pontes estaiadas do tipo “harpa” e pontes estaiadas modelo “leque”. De acordo com especialistas, as pontes do modelo leque são mais baratas, porém não são tão impressionantes e vistosas como o modelo harpa.
Uma solução interessante é construir uma ponte mesclada, entre harpa e leque, ou semi-harpa. Duas pontes estaiadas bastante conhecidas são as seguintes:
São Francisco (EUA) – A ponte Golden Gate é uma das mais famosas do mundo e se tornou o cartão postal daquela região dos Estados Unidos. Ela é classificada como ponte pênsil.
São Paulo (Brasil) – A ponte da Marginal Pinheiros, chamada de Octavio Frias de Oliveira, é bastante imponente e possui 144 cabos estruturais!
Essas pontes suspensas por cabos devem ser desenvolvidas preferencialmente com estais de aço galvanizado, material que apresenta excelente resistência à tração.
Sobre a Click Textos
A agência de conteúdos Click Textos nasceu no ano de 2014, com o objetivo de produzir os melhores textos para sites, blogs, empresas, estratégias de posicionamento nos mecanismos de buscas e redes sociais. O objetivo do nosso trabalho é gerar retorno e fidelização do público para marcas e empresas por meio de uma redação web eficiente, original, qualificada e inteligente. Somos especialistas em Marketing de Conteúdo para marcas!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.