RMVale

Projeto de restauração ecológica é deliberado em Jacareí

Serão realizadas ações de educação ambiental em escolas

Escrito por Meon

12 JUN 2023 - 15H33 (Atualizada em 12 JUN 2023 - 15H39)

Agência Brasil

O projeto tem como objetivo principal melhorar a qualidade ambiental da sub-bacia e consequentemente influenciar na qualidade e quantidade da água ali produzida. A sub-bacia do córrego Quatro Ribeiras é um importante contribuinte das águas do rio Paraíba do Sul onde deságua pouco acima do ponto de captação para abastecimento urbano de Jacareí. O projeto de restauração ecológica, elaborado pelo Instituto Suinã, em Jacareí, foi deliberado na plenária do Comitê das Bacias Hidrográficas para financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi

A restauração de florestas na bacia contribuirá com a manutenção e conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade. As ações de restauração serão realizadas nas Áreas de Preservação Permanente (APP) protegendo os cursos d'água e as nascentes. O projeto tem duração de três anos e tem previsão de início no segundo semestre de 2023.

Com este projeto, o Instituto Suinã inicia a terceira fase deste projeto em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Município. A primeira fase foi a realização do diagnóstico socioambiental e mobilização dos moradores da áreas para a importância da restauração. Na segunda fase aprovou-se o primeiro projeto de restauração em duas propriedades da sub-bacia que atualmente estão iniciando os plantios de espécies nativas da Mata Atlântica, ecossistema prioritário para conservação no mundo.

Além disso, serão realizadas ações de educação ambiental com escolas do entorno da sub-bacia do córrego Quatro Ribeiras trazendo reflexões sobre a relação da importância da restauração ecológica para saúde humana e ambiental.

As ações impactam diretamente os pequenos e médios produtores rurais que enxergam no projeto uma alternativa de adequação e regularização ambiental de suas propriedades e entendem que a existência da floresta é fundamental para a conservação da água .

Sobre o Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS)

O CBH-PS delibera a gestão das águas no território paulista. O estado de São Paulo foi dividido em 22 Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI) e a Bacia do Rio Paraíba do Sul está na UGRHI 2. Possui três reservatórios – Paraibuna/Paraitinga, Santa Branca e Jaguari - com uma área de drenagem de 14.444 km². Os principais rios da bacia são: Paraibuna, Paraitinga, Jaguari, Una, Buquira/Ferrão. Os municípios atendidos pelo rio Paraíba do Sul são: Aparecida, Arapeí, Areias, Arujá, Bananal, Caçapava, Cachoeira Paulista, Canas, Cruzeiro, Cunha, Guararema, Guaratinguetá, Guarulhos, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Queluz, Redenção da Serra, Roseira, Santa Branca, Santa Isabel, São José do Barreiro, São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga, Silveiras, Taubaté e Tremembé.

Sobre o Instituto Suinã

O Instituto Suinã é uma organização da sociedade civil atuante na transição para uma sociedade mais justa e sustentável. Possui sede em Guararema, local onde o rio Paraíba do Sul faz a curva e desenvolve ações, prioritariamente, nas bacias hidrográficas do Paraíba do Sul e Alto Tietê. Tem como propósito desenvolver ações socioambientais por meio de educação, pesquisa e sensibilização a fim de valorizar culturas e meio ambiente.

Este projeto foi beneficiado através do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.