Projeto quer proibir distribuição de sacolas em supermercados de Jacareí
Arquivo/Meon
Um projeto de lei na Câmara de Jacareí quer proibir o uso de sacolas plásticas em supermercados da cidade. A proposta, da presidente da Casa, Lucimar Ponciano (PSDB), tem como objetivo conscientizar os consumidores a adotarem hábitos mais sustentáveis e que não prejudiquem o meio ambiente.
“Retomamos essa discussão. Precisamos que a população tenha conhecimento de como as sacolas plásticas são prejudiciais ao meio ambiente. Vemos a quantidade de bairros que solicitam limpeza e o quanto de sacolas plásticas que existem nesses locais. É muito prejudicial”, comenta.
A discussão, no entanto, não é nova. Em 2012, supermercados de todo o estado foram impedidos de distribuir sacolas plásticas. A lei, no entanto, a proibição caiu por duas vezes antes de ser liberada definitivamente.
Antes de colocar o projeto em discussão no plenário, na primeira quinzena de outubro, a vereadora quer consultar a população e comércios.
“Eu sinto que muitas pessoas são favoráveis da retirada. É um exercício complicado, pois é uma questão de hábito das pessoas. Precisamos resgatar o hábito das sacolas de pano, dos carrinhos de feira. O plástico é usado apenas uma vez. No Brasil, são consumidas quase 1,5 milhões de sacolas por hora”, comenta.
“Se não insistirmos, os hábitos não vão mudar. Vale a pena abrir essa discussão” complementa.
Se aprovada, os estabelecimentos teriam até 180 dias para se adequarem às normas. Caso descumprissem a lei, poderiam ser multados.
Supermercados
A Apas (Associação Paulista dos Supermercados) foi procurada pelo Meon, mas até o momento não obteve retorno.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.